Coimbra

Vereadora da Cultura não quer noticiazinhas e maledicência sobre candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 23-10-2018

Na última reunião do executivo municipal de Coimbra, José Manuel Silva, líder do movimento Somos Coimbra, pronunciou-se sobre a candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura.

PUBLICIDADE

A remuneração do coordenador Luís de Matos, a quem exige dedicação plena, também mereceu a atenção do vereador.

José Manuel Silva deseja que a Câmara Municipal indique qual é a estrutura e o orçamento indicativo da candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027.

PUBLICIDADE

publicidade

O vereador também pretende ter informação sobre “a organização e constituição da estrutura de apoio à comissão, que deverá ser profissionalizada”, tendo aproveitado o momento para perguntar  se a selecção dos membros da equipa vai ser feita por convite ou por concurso.

“Ainda não se ouviu por parte desta Câmara nenhuma referência ao orçamento da candidatura e ao modo de o constituir, lamentou José Manuel Silva, antes de lembrar que Coimbra não tem obtido sucesso quando se candidata a capital de qualquer coisa.

PUBLICIDADE

Ouça a intervenção de José Manuel Silva:

Carina Gomes, a vereadora da Cultura que tem dado a cara pelo projecto ao lado do coordenador contratado pela autarquia, não gostou de ser questionada e respondeu  “que não pode ter lugar a critica fácil e desinformada, o bota-abaixismo,  que, ciclicamente, pela mão de uns poucos, parece querer invadir, amesquinhando,  todos os processos verdadeiros transformadores da nossa cidade”.

Num discurso ensaiado, Carina Gomes considerou que “não pode ter lugar a maledicência gratuita, a notíciazinha, o comentáriozinho, cujo único objectivo é apoucar o trabalho sério de pessoas comprometidas com este objectivo. A questão da remuneração dos membros da equipa inscreve-se nesta tendência (…)”, alega a vereadora, que terminou a sua intervenção citando Zeca Afonso: Venham mais cinco.

Ouça tudo o que disse Carina Gomes:

Recordamos que Notícias de Coimbra divulgou que Luís de Matos recebe 6.150,00 euros por mês para trazer a Capital Europeia da Cultura para Coimbra.

A autarquia liderada por Manuel Machado ainda não revelou que tipo de contrapartida financeira, alegadamente simbólica, vai ser recebida por Nuno Freitas, Cristina Robalo Cordeiro, António Pedro Pita e Manuel Rocha, os outros membros da comissão coordenada por Luís de Matos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE