Coimbra

Cultura do Centro paga 60 000 euros por site que “mal fala inglês”!

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 18-05-2018

A Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) apresentou hoje, em Coimbra, o seu novo portal, que conta com “um mapeamento das entidades e equipamentos culturais e um museu virtual da arte pública da região”.

PUBLICIDADE

O site  custou 66 174,oo€ e foi desenvolvido pela “Quanticosoluções”, a empresa lisboeta que venceu o concurso público promovido pela DRCC que contou com uma dezena de concorrentes

PUBLICIDADE

Apesar de ter demorado mais do que 200 dias a estar online, o novo portal apresenta várias desconformidades.

O site promete conteúdos em “PT e “EN”, mas a esmagadora maioria dos textos não foram traduzidos de português para inglês.

PUBLICIDADE

publicidade

O portal dispõe de um museu virtual de arte pública, que resulta de um levantamento que está a ser feito de todas as obras dispostas ao ar livre, sejam obras de arte contemporânea a esculturas inseridas em jardins, praças ou rotundas.

“Temos muitas esculturas [no espaço público] e as próprias rotundas estão embelezadas com arte pública”, enalteceu a diretora regional da Cultura do Centro, Celeste Amaro, durante a apresentação da nova plataforma, no auditório do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra.

“Não é um portal para dentro”, sublinhou Celeste Amaro, explicando que o ‘site’, para além de estar ligado ao setor do turismo, permite aos cidadãos terem informação sobre o património cultural da região, mas também contactar com a Direção Regional da Cultura do Centro (DRCC) e ter acesso aos serviços desta entidade.

Segundo a DRCC, o novo site substitui o anterior, feito em 2003 e que foi sendo atualizado.

O portal conta também com uma espécie de sub-plataformas para os museus e mosteiros geridos pela DRCC: Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Museu da Cerâmica, Museu Joaquim Manso e Museu José Malhoa.

Para além disso, no portal, é possível consultar eventos e notícias da DRCC e informação sobre as rotas e redes em que a região está integrada e aceder ao “Atlas Cultural”, uma plataforma que agrega informação sobre património, entidades e equipamentos culturais do Centro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE