Eventos

Cuidar com “Humanitude” em debate na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 23-04-2014

Yves Gineste, Nídia Salgueiro e Rosette Marescotti)
                                                                 Yves Gineste, Nídia Salgueiro e Rosette Marescotti)

Os autores da “Filosofia de Humanidade” e da “Metodologia de Cuidados Gineste-Marescotti” estão na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde, amanhã, participam numa conferência internacional sobre esta temática.

PUBLICIDADE

Falamos dos terapeutas franceses Yves Gineste e Rosette Marescotti que vão intervir, a partir das 9:00, no Auditório do Polo A da ESEnfC (Avenida Bissaya Barreto, em Coimbra), na Conferência Internacional Cuidar com Humanitude.

A “Metodologia de Cuidados Gineste-Marescotti” privilegia intervenções não-farmacológicas no controlo e redução de “comportamentos de agitação patológica”, fornecendo técnicas específicas para o efeito, melhorando a qualidade de vida da pessoa cuidada e o bem-estar dos cuidadores.

PUBLICIDADE

O professor Yves Gineste e a psicogerontóloga Rosette Marescotti desenvolveram uma filosofia de cuidados baseados nos “pilares da humanitude” (o olhar, a palavra, o toque e a verticalidade), capazes de promoverem a dignidade, o respeito e a liberdade da pessoa, restituindo-lhe a autoestima.

Esta metodologia proíbe intervenções em força ou não consentidas, enfatizando técnicas que favorecem o estabelecimento de uma verdadeira relação de confiança entre o cuidador e a pessoa cuidada.

PUBLICIDADE

publicidade

No âmbito da “Conferência Internacional Cuidar com Humanitude’, será feita, pelas 12:00, será ainda feita uma homenagem à enfermeira e professora aposentada Nídia Salgueiro, precursora da “Humanitude” em Portugal e atualmente diretora técnica do Instituto Gineste-Marescotti Portugal.

Esta homenagem a Nídia Salgueiro, que completa o seu 80º aniversário, mais de metade ao serviço da Enfermagem e da Educação em Enfermagem, justifica-se, segundo a Escola,  pelo enorme contributo dado à profissão e à sociedade.

Durante o encontro científico, serão, ainda, lançados dois livros que abordam a temática da Humanitude: “Humanitude, um imperativo do nosso tempo”, de Nídia Salgueiro, e “Cuidar Humanitude, Enfermagem Neurorelacional”, de Mário Simões.

Mais informações sobre o programa desta conferência internacional estão disponíveis emwww.esenfc.pt/event/confhumanitude.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE