Coimbra

CUF Coimbra promove Programa de Avaliação de Risco de Cancro da Próstata

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 24-11-2019

O Hospital CUF Coimbra promove, de 25 a 30 de novembro um Programa de Avaliação de Risco de Cancro da Próstata direcionado para homens a partir dos 45 anos com historial familiar de cancro da próstata. 

PUBLICIDADE

O programa é gratuito mas exige inscrição prévia que deve ser realizada junto da equipa de enfermagem do Hospital, no piso 1. Consiste numa avaliação prévia feita pela equipa de enfermagem, seguida de uma consulta e avaliação realizadas por um urologista. 

Ricardo Leão, coordenador de Urologia do Hospital CUF Coimbra e responsável por este Programa de Avaliação sublinha a importância desta iniciativa numa altura em que se sabe que “o Cancro da Próstata é, de todas as patologias relacionadas com a saúde masculina uma das mais prevalentes”. Segundo a Associação Portuguesa de Urologia, o Cancro da Próstata é o tipo de cancro mais frequente nos homens com mais de 50 anos, estimando-se que em Portugal existam 82 casos por 100 mil habitantes. 

PUBLICIDADE

“A ideia deste programa visa aproveitar o Movember para reforçar a importância dos homens estarem mais atentos e alertar para o risco familiar de Cancro da Próstata”, explica Ricardo Leão. “Estes programas de avaliação de risco precoces são fundamentais para a medicina que se deve praticar neste século – mais preventiva, mais informativa, com capacidade de diagnóstico precoce e, sobretudo, capaz de providenciar uma medicina cada vez mais personalizada”. 

Um pouco por todo o mundo, novembro é o mês da sensibilização para as doenças do homem – o Movember.

PUBLICIDADE

publicidade

Este movimento iniciou-se nos Estados Unidos e está já presente em vários países, onde, durante todo o mês, os homens deixam crescer os seus bigodes como forma de alertar para a importância das diferentes patologias relacionadas com a saúde masculina. Deste modo, promovem a angariação de fundos que permitirão realizar campanhas de esclarecimento sobre a saúde masculina, investigação científica, e financiar tratamentos para o cancro da próstata, cancro do testículo e outros problemas da saúde do homem.

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE