Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Cruz Vermelha de Coimbra distinguida com o Prémio BPI “la Caixa” Seniores 2019

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 18-10-2019

 

PUBLICIDADE

A Delegação de Coimbra da Cruz Vermelha Portuguesa foi uma das 27 entidades vencedoras da 7.ª edição do Prémio BPI “la Caixa” Sénior. A sessão de entrega do prémio teve lugar ontem, 17 de outubro, em Lisboa.

PUBLICIDADE

publicidade

O projeto distinguido “ALLMA Snoez” prevê a utilização da terapia Snoezelan que é multi-sensorial, pelo que, através de música ou do tato e da visão, permite estimular os utentes com demência. Fundada na Holanda nos anos 70 tem vindo a ser integrada em instituições diversas, como lares de idosos, mas com o “ALMA Snoez” passa a ser integrada no domicílio, proporcionando maior conforto aos utentes e a possibilidade de pessoas acamadas usufruírem dos benefícios desta terapia.

“ALLMA Snoez” destina-se a 30 idosos com demência, residentes na cidade de Coimbra, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, e consiste na criação de um espaço Snoezelan agradável no domicílio dos utentes. O objetivo é estimular as partes cognitiva e sensorial dos idosos através de jogos de memória, de atenção, palavras cruzadas ou outras técnicas que serão sempre adaptadas às necessidades e gostos dos utentes.

PUBLICIDADE

O objetivo é promover a humanização dos cuidados de saúde e melhoria da qualidade de vida do idoso com demência, através da prestação de cuidados individualizados e integrais ao domicílio, bem como promover a autonomia e o bem-estar físico de pessoas com demência. Trata-se ainda de promover o bem-estar e a qualidade de vida de cerca de 60 cuidadores informais, para além de um total de 150 cuidadores formais.

Criado em 2013, o Prémio Seniores do BPI e Fundação “la Caixa” já atribuiu 3,75 milhões de euros, distribuídos por 167 projetos de Norte a Sul do País e Ilhas.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com