Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Cromos visitam Igreja do Salvador

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 12-01-2016

Os criadores do blogue “Cromos”, Personalidades e Estórias de Coimbra organizam, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra e da paróquia da Sé Nova, uma visita acompanhada à Igreja do Salvador, conduzida pelo Historiador Nelson Correia Borges (reputado especialista na obra de João de Ruão). A visita é aberta à participação pública e realiza-se no dia 16 de janeiro (sábado), às 11:00.

PUBLICIDADE

igreja são salvador

A iniciativa tem como propósito destacar a importância histórica e cultural de uma igreja datada da segunda metade do século XII, classificada como monumento nacional desde 1910, mas que, por se encontrar aberta apenas ocasionalmente, é desconhecida da maioria dos conimbricenses e dos turistas que visitam a cidade.

PUBLICIDADE

publicidade

A visita acompanhada tem a duração aproximada de uma hora, é de acesso gratuito e não carece de inscrição prévia.

A visita à Igreja do Salvador, ou de S. Salvador como por alguns é referida, localizada no Largo de São Salvador; acesso lateral ao Museu Nacional de Machado de Castro; traseiras da “República dos Galifões”; em frente aos “Paços da República do Baco” pretende dar a conhecer detalhadamente um monumento de Coimbra que importa não só preservar como, também, divulgar e integrar no circuito turístico da cidade.

Trata-se de uma construção contemporânea da Sé Velha de Coimbra, cujo portal foi mandado construir por Estêvão Martins, em 1179, que veio substituir uma construção anterior, do século XI, conservando ainda parte da sua estrutura original.

PUBLICIDADE

Nelson Correia Borges, na sua obra “Coimbra e Região” alude assim à Igreja do Salvador: …de fachada transformada no século XVIII, mas onde ainda avulta o belo portal românico que um letreiro indica ter sido mandado fazer em 1179 por Estêvão Martins.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com