Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Empresas

Critical Software desafia filhos dos seus colaboradores a criar imagens que serão enviadas para o espaço

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 15-12-2022

Com o objetivo de casar o espírito natalício com a tecnologia, a Critical Software vai dinamizar no dia 19 de dezembro um momento de aprendizagem exclusivo para os filhos dos seus colaboradores. As crianças irão aprender os básicos da programação e criarão imagens que lembram os astronautas de casa, que depois serão enviadas para a Estação Internacional do Espaço. Por agora, estão inscritas 33 crianças da família Criticial que vão beneficiar da “Mission Zero” organizada pela ESA (Agência Espacial Europeia) em conjunto com a Raspberry Pi Foundation e realizada na Critical Software. No passado dia 12, a mesma iniciativa foi feita com o Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano no Porto, onde cerca de 40 alunos tiveram a oportunidade de integrar este programa.

PUBLICIDADE

Luís Alves, Engenheiro e voluntário da Companhia do Estudo, refere que “é uma época dedicada aos mais novos, algo que não queríamos deixar de assinalar na Critical Software com as crianças que são acompanhadas no âmbito da Companhia de Estudo e com as famílias dos nossos colaboradores. É com muito entusiasmo que prevemos o impacto positivo que a atividade terá nas crianças. Esperamos que se recordem sempre deste momento, onde a primeira linha de código que alguma vez escreveram foi transmitida para um astronauta, a mais de 400 quilómetros de casa”.

De um ponto de vista técnico, os mais novos vão programar o código necessário para mostrar uma imagem personalizada de acordo com o tema de flora e fauna num Astro Pi,  uma versão melhorada do computador do tamanho de um cartão de crédito Raspberry Pi, que está atualmente a bordo da Estação Espacial Internacional. O desafio propõe ainda, através da leitura do sensor de cor e luminosidade do Astro Pi alterar de forma dinâmica a cor de fundo da imagem. No final desta atividade, todos os participantes irão levar, para além de novas capacidades de programação, um certificado para recordarem o momento.

PUBLICIDADE

publicidade

Apoiando-se em organizações e empresas locais, a Companhia de Estudo organiza eventos, como o Astro Pi, que permitem levar a cultura, a ciência e o desporto a crianças e jovens. O propósito é a formação e desenvolvimento de cidadãos com o objetivo de construir uma sociedade mais justa e equilibrada, um pilar complementar para o desenvolvimento de crianças e jovens.

Este é o primeiro ano em que a empresa realiza a esta iniciativa, que está alinhada com outras dinâmicas levadas a cabo pela Critical Software que fazem da empresa uma citizen company, tais como a flexibilidade de horários, regime de part-time, dias de férias extra a partir do primeiro ano de antiguidade, dois meses extra de licença parental para as mães e um mês para os pais suportados pela empresa, seguros de saúde e ainda snacks preparados pelos Masterchefs da Critical Software com ingredientes frescos e alguns deles provenientes das hortas comunitárias promovidas pela empresa.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com