Portugal

Cristiano Ronaldo é a figura pública portuguesa mais reconhecida e com maior notoriedade espontânea em Portugal

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 11-05-2022

Cristiano Ronaldo é a figura pública portuguesa mais reconhecida e com maior  notoriedade espontânea em Portugal. O futebolista volta a ocupar o primeiro lugar – de forma destacada na edição de 2022 do estudo “Figuras Públicas e Digital Influencers”,  produzido pela Marktest, alcançando um registo de 49,1% de referências espontâneas  entre os inquiridos quando questionados sobre figuras públicas portuguesas que  conhecem. 

PUBLICIDADE

Sem surpresa, o jogador que atualmente integra o plantel do Manchester United lidera  também o indicador de notoriedade total, que resulta da combinação das referências  espontâneas dos inquiridos com as sugeridas pela Marktest com base numa lista de 60  personalidades: neste critério, Ronaldo foi também quem obteve mais respostas, com o  seu nome a ser reconhecido por 97.9% dos entrevistados

O pódio das figuras públicas com maior notoriedade total fica completo com dois  humoristas: Fernando Mendes em segundo lugar, reconhecido por 96.9% dos  portugueses, e Ricardo Araújo Pereira em terceiro, com 96.5%. 

PUBLICIDADE

publicidade

A lista das 10 figuras públicas portuguesas mais reconhecidas pelos inquiridos neste  estudo da Marktest fica completo com os nomes de Manuel Luís Goucha, Herman  José, Mariza, João Baião, José Mourinho, Cristina Ferreira e Fátima Lopes (apresentadora TV), todos com mais de 90% de notoriedade total. 

No que respeita à notoriedade espontânea, à liderança de Cristiano Ronaldo com 49,1%  seguem-se Cristina Ferreira (indicada por 30.0% dos entrevistados) e Manuel Luís  Goucha (com 19.5% de referências). Rita Pereira, Ruy de Carvalho, João Baião,  Ricardo Araújo Pereira, Tony Carreira, Catarina Furtado e Herman José completam o  Top10 de referências espontâneas.  

PUBLICIDADE

Curiosamente, o Top3 de notoriedade espontânea top of mind (primeiro nome de  figuras públicas portuguesas referido pelos inquiridos) é composto pelas mesmas três  personalidades: Cristiano Ronaldo (com 29.1% de referências), Cristina Ferreira (9.3%) e Manuel Luís Goucha (3%). Na lista dos dez nomes mais referidos em primeiro lugar  pelos inquiridos encontram-se também Catarina Furtado, João Baião, Ruy de Carvalho,  Rita Pereira, Rui Costa, Tony Carreira e Herman José.  

Figuras Públicas e Digital Influencers é um estudo realizado pela Marktest Consulting sobre a opinião dos  portugueses relativamente às figuras públicas nacionais. Os objetivos principais deste estudo são os de  conhecer a imagem que os portugueses têm das figuras públicas nacionais, a sua opinião acerca das principais  características destas personalidades e a sua associação à publicidade. O estudo analisa ainda indicadores de  notoriedade e empatia com Blogs, Vlogs, Bloggers, Instagrammers ou Youtubers.  

Na aferição da opinião dos portugueses sobre figuras públicas, foi realizado um estudo de opinião junto de  portugueses com 15/64 anos, residentes em Portugal Continental. A amostra foi constituída por 1200  entrevistas, representativa da população portuguesa, considerando género, idade e região, e recolha online  através de um questionário de autopreenchimento, entre 22 de fevereiro e 9 de março de 2022. 

A margem de erro máxima para o total, considerando uma amostra com a mesma dimensão e assumindo o  pressuposto de amostragem aleatória, para um intervalo de confiança a 95%, é de ± 2.83pp. 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE