“A crise global do ambiente é hoje percecionada como um dos principais problemas que a Humanidade enfrenta”

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 26-09-2017

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC) assinalou hoje, 26, o Dia Mundial da Saúde Ambiental com a organização de um seminário sobre a temática “Resíduos Hospitalares – Balanço do Plano Estratégico 2011/2016”.

PUBLICIDADE

Seminário Resíduos Hospitalares_ESTeSC_26.09.2017

Segundo Ana Ferreira, presidente da ESTeSC, “a crise global do ambiente é hoje percecionada como um dos principais problemas que a Humanidade enfrenta. Felizmente, ao ritmo preocupante a que um conjunto de fenómenos naturais tem ocorrido nos últimos anos, tem correspondido, em contrapartida, uma crescente consciencialização, por parte da opinião pública, da vulnerabilidade do planeta e da responsabilidade ética na salvaguarda de um futuro comum”.

PUBLICIDADE

publicidade

A responsável acrescenta que “esta responsabilidade deve ser partilhada pelos cidadãos, pelos governos, pelas instituições multilaterais e pela sociedade civil”, precisando que esta poderá assumir um papel importante, designadamente, pela “capacidade de sensibilização para as questões ambientais e consequente alteração de comportamentos” e pela possibilidade de “promover pontes entre diferentes atores” – privados e públicos, bem como por facilitar trocas “livres” de conhecimento e experiência.

Para a presidente da ESTeSC, a diversidade das áreas de intervenção no domínio da saúde ambiental “coloca uma elevada exigência de flexibilidade de formação, um constante conhecimento e uma forte articulação do binómio saúde e ambiente” e este evento veio contribuir para a discussão do tema. O evento foi, ainda, uma oportunidade para destacar o “importante contributo” que os profissionais de Saúde Ambiental têm ao nível da Saúde Pública e do bem-estar das populações em todo o mundo, “atuando na prevenção das doenças de origem ambiental, criando um ambiente propicio à saúde”, afirma.

PUBLICIDADE

Em 2011, a Federação Internacional de Saúde Ambiental, da qual a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra é membro académico associado, instituiu o dia 26 de setembro como o Dia Mundial da Saúde Ambiental.

Neste âmbito o Departamento de Saúde Ambiental da ESTeSC decidiu, mais uma vez, associar-se às comemorações e organizar um seminário.

De acordo com a Professora Doutora Susana Paixão, diretora do Departamento de Saúde Ambiental, o Seminário “Resíduos Hospitalares – Balanço do Plano Estratégico 2011/2016” visou debater vários aspetos relacionados com a gestão de resíduos hospitalares, nomeadamente o balanço da execução do Plano Estratégico dos Resíduos Hospitalares (PERH) que se iniciou em 2011 e que terminou no final do ano de 2016.

Neste seminário, a ESTeSC contou com a presença de Anabela Santiago, técnica superior da Direção Geral de Saúde (DGS) e com uma vasta experiência na área dos resíduos, responsável pelo Documento de Orientação sobre Resíduos Hospitalares da DGS, que fez o balanço do PERH- 2011/2016, trazendo ainda, uma visão sobre as perspetivas futuras da gestão dos resíduos hospitalares.

Participaram ainda, como oradores convidados, Fátima Gonçalves do SUCH e Ana Catarina Lança do CHUC, que apresentaram uma visão mais holística da gestão de resíduos hospitalares e dos riscos associados à sua gestão. Edgar Mendes, apresentou a plataforma SILAmb e Micael Lindo, recém-licenciado em Saúde Ambiental pela ESTeSC, apresentou o seu trabalho de investigação subordinado ao tema “Conhecimentos e atitudes do utente dos serviços de saúde face aos resíduos de medicamentos e embalagens – estudo comparativo Portugal e Croácia”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE