Coimbra

Crise de identidade Académica

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 26-07-2018

O Presidente da Direcção Geral da Associação Académica de  Coimbra anda tão entusiasmado a tirar retratos ao lado de participantes nos Jogos Europeus Universitários (área em que rivaliza com Mário Santos, o Secretário-Geral da competição, que tanto posa com a família como com os atletas) que não deve ter tempo para ver o que salta à vista de todos.

PUBLICIDADE

Por isso, é compreensível que ainda não tenha visto que o “símbolo” da academia que está a ser usado pelos Jogos Europeus Universitários podia ter sido manufacturado num qualquer costureiro do Vietname, que depois o venderia num shopping chinês idêntico ao que se encontra instalado no “recauchutado” Pavilhão Jorge Anjinho.

Lendo  os Estatutos da Associação Académica de Coimbra, Alexandre Amado saberá que o “selo” que está a ser usado pelos denominados European Universities Games é pura contrafacção gráfica, configurando uma “cópia mal amanhada” da “marca” oficial.

PUBLICIDADE

publicidade

Se não fechar os olhos, o dirigente estudantil verá que “onde está branco devia estar preto”,  que isto dá má “imagem” à casa dos estudantes, mas, se for questionado pela comunicação social, Alexandre Amado sempre poderá dizer que não reparou no “logótipo” porque tem andado muito ocupado a “carimbar” o negócio da cerveja e do pavilhão”.

No final dos jogos, Alexandre Amado pode ainda verificar que se clicar na “cópia do logo” o” link” vai dar ao site da AAC/OAF em vez de ir parar ao sitio do “co-organizer” AAC!

PUBLICIDADE

A IMITAÇÃO

O ORIGINAL

 

Entretanto, a crise de identidade corporativa chegou ao Organismo Autónomo de Futebol, “spin off”  da AAC, onde a utilização de uma suposta nova camisola “às riscas” está a ser contestada por muitos sócios e adeptos.

Nos estatutos da AAC/OAF está plasmado que “O equipamento para as modalidades desportivas é constituído por meias, calções e camisola pretas, tendo estas aposto, na altura do peito, do lado esquerdo, o símbolo da AAC-OAF, nos termos indicados no artigo 8.°, n.°1”.

Também se pode ler que “Sempre que por imposição regulamentar de qualquer prova desportiva, ou por outro motivojustificável, não for possível a utilização do equipamento descrito no número anterior, deverá serutilizado, em sua substituição, o equipamento alternativo, de cor branca, sendo sempre obrigatória a
aposição do símbolo, nos termos previstos do número anterior”.

Admite que possa ser criado “um segundo equipamento alternativo caso alguma competição em que a AAC-OAF participe o exija, sendo este segundo equipamento alternativo sempre e obrigatoriamente
apresentado e aprovado em Assembleia Geral, depois de consultados previamente o Conselho
Académico e a Associação Académica de Coimbra”, o que não foi feito.

A CÓPIA

O ORIGINAL

Numa altura em que entramos na época oficial de “saldos” 2018/19 a Loja Oficial da Académica disponibiliza equipamentos da coleção 2017/18, não existindo sinais da “t-shirt” que poderé ser “tendência” neste campeonato.

O site da “briosa instituição” ainda não apresenta a habitual foto do “plantel”  da AAC/OAF vestido pela “Lacatoni” para esta época 2018/19.

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE