Coimbra

Crioestaminal abre as portas do laboratório durante um mês

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 06-06-2019

Para assinalar o seu 16.º aniversário, a Crioestaminal vai abrir ao público as portas do seu laboratório e proporcionar visitas guiadas a todos os interessados.

PUBLICIDADE

O Open Month decorre nas instalações da Crioestaminal, no Biocant, em Cantanhede (Coimbra) entre os dias 11 de junho e 12 de julho. A iniciativa estende-se também às instalações da Crioestaminal no Tagus Park, em Oeiras, onde os visitantes poderão desfrutar de uma visita 360º ao laboratório de Cantanhede.

PUBLICIDADE

publicidade

A equipa da Crioestaminal estará totalmente disponível para esclarecer as dúvidas dos futuros pais sobre o processo de criopreservação das células estaminais e outros temas relacionados.

O investimento de mais de 2 milhões de euros em investigação associada a terapias celulares revela o comprometimento da Crioestaminal com o desenvolvimento de novas soluções que ampliem o número das aplicações terapêuticas. A Crioestaminal é um dos bancos mais relevantes da Europa, com capacidade para armazenar cerca de 300 mil amostras e vários projetos de I&D em curso.

PUBLICIDADE

Desde a sua fundação, a Crioestaminal conta com a confiança de mais de 100 mil famílias que optaram por guardar as células estaminais dos seus filhos, sendo o banco de criopreservação em Portugal com o maior número de amostras utilizadas em tratamentos, com 17 utilizações em 12 crianças.

Atualmente, o sangue do cordão umbilical é já utilizado para tratar mais de 80 doenças e desde 1988, data do primeiro transplante com sangue do cordão umbilical, foram já realizados mais de 45.000 transplantes. Estas células estão também a ser aplicadas em medicina regenerativa para o tratamento de lesões da espinal medula, paralisia cerebral, autismo, diabetes tipo 1, entre muitos outros, com resultados promissores.

O parto é o único momento em que se pode preservar o sangue do cordão umbilical, um bem único que pode salvar vidas.

Assim, tomar uma decisão informada de modo a alargar as possibilidades terapêuticas no futuro é de extrema importância.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE