Coimbra

Crianças de Coimbra recrutadas para “multar” adultos que conduzem ao telemóvel (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 22-02-2022

A “Patrulha Júnior” recrutou esta manhã, em Coimbra, dezenas de crianças que ficaram habilitadas a alertar para os perigos relacionados com o uso do telemóvel durante a condução e até a passar multas. A iniciativa da Ascendi, em parceria com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR), a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), esteve na Oficina Municipal de Teatro (OMT) para passar a mensagem aos alunos do 1º ciclo. 

PUBLICIDADE

“Se conseguirmos educar as nossas crianças para ter um comportamento social nas estradas temos um futuro mais seguro nas nossas estradas”, disse ao NDC Rui Ribeiro, presidente da ANSR. “Não esperamos resultados já hoje, mas há resultados”, garantiu o responsável explicando que as crianças envolvidas na ação de prevenção recebem um crachá e um cartão para passar multas. “Os pais quando andam com estes agentes da Patrulha Júnior no carro são muito mais responsáveis ao volante”, assegurou.

“A diminuição do índice de sinistralidade das nossas estradas é uma das nossas preocupações principais”, sustentou Luís Silva Santos, presidente da Ascendi que também esteve presente na iniciativa que marcou o lançamento da 2ª edição da Patrulha Júnior.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo Rui Ribeiro, “os dados mais recentes apontam para um aumento percentual das pessoas que conduzem sobre o efeito do telemóvel”. O responsável lembrou que “a tecnologia nos distrai e que é preciso ter coragem para chegar ao carro e tirar o telemóvel da nossa vista”, até porque “nada é tão urgente como preservar a nossa vida”. 

A campanha “Patrulha Júnior” procura sensibilizar os mais novos para a segurança rodoviária e para a prevenção de comportamentos de risco na estrada, criando as condições necessárias para garantir, a curto prazo, a divulgação da mensagem aos adultos através de um agente bastante persuasivo – as crianças – e, a longo prazo, gerações futuras de condutores mais responsáveis.

PUBLICIDADE

Na OMT foi exibida uma peça de teatro desenvolvida para, de uma forma simples e direta, capacitar as crianças dos perigos causados pela distração do condutor com o telemóvel. Para reforçar a importância da mensagem, as equipas da GNR, da PSP e dos Bombeiros  locais participaram na encenação.

À semelhança do que aconteceu na primeira edição, no final da peça, cada uma das crianças participantes foi recrutada como agente da Patrulha Júnior, com a atribuição do distintivo desta e a entrega do Manual do Bom Agente, de forma a sensibilizar os mais jovens para alertarem os adultos para o seu comportamento enquanto condutores.

Na 1ª edição, realizada em 2019, estiveram envolvidos 10 municípios adjacentes à rede de autoestradas da Ascendi e foram envolvidas cerca de 5.000 crianças.

 

Veja o direto NDC com Rui Ribeiro e Luís Silva Santos:

Veja o direto NDC com um excerto da peça de teatro:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE