Saúde

Crianças com Gripe A enchem urgências do Pediátrico de Coimbra (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 01-04-2022

O Hospital Pediátrico de Coimbra registou, nas últimas semanas, um “aumento da afluência à urgência”, disse ao Notícias de Coimbra fonte do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), dando conta que a maioria dos doentes observados tem infeções respiratórias causadas pela gripe A.

PUBLICIDADE

“Nas últimas semanas, há semelhança do que acontecia em períodos de inverno pré-pandemia Covid-19 e à semelhança do que se passa noutros serviços de saúde em Portugal, a urgência do Hospital Pediátrico assistiu a um aumento da afluência, que, inevitavelmente, se acompanha de períodos de espera mais prolongados para os casos considerados não urgentes”, refere o hospital em resposta ao pedido de esclarecimento feito pelo NDC.

“A maioria dos doentes observados tem infeções respiratórias causadas por vírus, em particular pelo vírus da gripe tipo A subtipo H3N2, apresentando os sintomas habituais da gripe neste grupo etário”, acrescenta a informação.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo o hospital, “na maioria dos casos, o tratamento da gripe consiste no alívio dos sintomas com medicamentos antipiréticos e analgésicos e hidratação”. Quando há necessidade de observação médica, “em grande parte dos casos tal poderá ser feito nos cuidados de saúde primários, devendo as urgências hospitalares ser destinadas aos casos mais graves desta infeção e de outras condições clínicas”, nota, num apelo a que os pais recorram aos cuidados de saúde primários e à linha SNS24 antes de se deslocar à urgência. 

O número crescente de casos de gripe, nomeadamente de gripe A, é confirmado pelo Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe e Outros Vírus Respiratórios do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA). Segundo os dados mais recentes, a Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico da Gripe detetou, na semana de 14 a 20 de março, 534 casos positivos para o vírus da gripe, dos quais 532 do tipo A e 8 do tipo B. Em 50 dos casos foi identificado o subtipo A(H3N2) e num dos casos foi identificado o subtipo A(H1)pdm09. Até ao momento, foram detetados 48 casos de coinfecção pelo vírus da gripe e SARS-CoV-2.

PUBLICIDADE

Veja o direto NDC no Hospital Pediátrico de Coimbra:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE