Cidade

Crianças com Paralisia Cerebral receberam brinquedos adaptados por engenheiros

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 22-02-2017

Porque nem todos os brinquedos – muito poucos, na realidade – servem para as brincadeiras de todas as crianças, em particular as que têm dificuldade motoras, a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) e a CRITICAL Software decidiram tentar fazer alguma coisa.

PUBLICIDADE

Nos últimos meses, vários engenheiros trabalharam na adaptação de brinquedos ‘normais’, originalmente oferecidos por muitas dezenas de pessoas numa campanha de recolha iniciada no final de 2016, e hoje (22 de fevereiro) algumas crianças do Jardim de Infância da instituição deslocaram-se à sede daquela empresa para os receber.

Além de conhecerem os ‘Doutores Brinquedos’ da CRITICAL Software, os meninos e meninas da APCC puderam ainda experimentar pela primeira vez as novas brincadeiras, incluindo uma criada de raiz no âmbito deste projeto: um site que simula um aparelho analógico que utilizam regularmente (o ‘Dial Scan’) e que lhes permite comunicar com técnicos e pais através de imagens ou símbolos.

PUBLICIDADE

publicidade

Acessível em http://virtualdialscan.tk, esta versão virtual fica agora disponível para utilização generalizada e gratuita, ‘substituindo’ assim o aparelho original, bastante caro. E, tendo sido desenvolvida em código aberto, qualquer pessoa em qualquer ponto do mundo pode, caso tenha os conhecimentos necessários, acrescentar-lhe funcionalidades.

170222_CI_APCC_OfBrinquedo-Critical

PUBLICIDADE

O encontro de hoje marcou o momento final da primeira fase desta colaboração entre a APCC e a CRITICAL Software, iniciada em novembro do ano passado, que incluiu workshops sobre brinquedos adaptados, visitas mútuas de técnicos, viagens de ida e volta de sacos com brinquedos e horas disponibilizadas pela empresa e retiradas do tempo pessoal dos envolvidos.

Os cerca de 20 brinquedos adaptados neste âmbito passarão agora a integrar o espólio da Oficina do Brinquedo da instituição, podendo ser requisitados por famílias e escolas, presencialmente ou  em www.tambemquerobrincar.org

A Oficina do Brinquedo da APCC tem um vasto conjunto de recursos lúdico-pedagógicos e de estimulação, adaptados ou desenvolvidos de raiz. Dirigida a crianças e jovens com necessidades educativas especiais, disponibiliza brinquedos, jogos, livros, multimédia ou outro material através de um sistema de requisição.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE