Coimbra

Criado número para vítimas de violência doméstica pedirem ajuda por SMS

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 27-03-2020

As vítimas de violência doméstica têm disponível a partir de hoje o número gratuito 3060 para enviar SMS para pedir socorro, num contexto de isolamento social em que as vítimas podem estar confinadas ao mesmo espaço que os agressores.

PUBLICIDADE

De acordo com uma informação divulgada hoje pelo gabinete da secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, o novo número para envio de mensagens de telemóvel pretende dar resposta a situações de risco que possam ser acentuadas pelo contexto de isolamento social provocado pela epidemia de covid-19.

“O confinamento de mulheres e crianças no espaço doméstico junto com agressores pode, no entanto, agudizar o risco de estas sofrerem diversas formas de violência e limitar a sua capacidade de pedir ajuda, pelo que se torna necessário disponibilizar às vítimas novas formas de comunicação e de pedido de apoio escrito, que complementem o atual serviço telefónico de informação às vítimas de violência doméstica”, refere o comunicado do Governo.

PUBLICIDADE

publicidade

O número 3060 é gratuito “e garante a confidencialidade, uma vez que não fica qualquer registo no detalhe mensal das faturas”.

“Do outro lado, a responder às SMS, está a equipa especializada da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), de forma permanente e em articulação com toda a Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica, à semelhança do que já acontece com a linha telefónica (800 202 148) e com o novo e-mail de emergência (violência.covid@cig.gov.pt)”, acrescenta-se no comunicado.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE