Criada unidade móvel para apoiar comunidade LGBT

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 06-04-2018

O Centro Gis, criado pela Associação Plano i para dar respostas às populações LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Trans), passou hoje a dispor de uma unidade móvel a operar nas regiões Norte e Centro, anunciou a instituição.

PUBLICIDADE

lgbt

Denominado Gabinete Itinerante de Saúde, o novo serviço de apoio representa um investimento de mais de 13 mil euros, sendo um projeto cofinanciado pela Fundação EDP, através do programa EDP Solidária – Inclusão Social 2017, e pela câmara e junta de freguesia de Matosinhos, distrito do Porto.

PUBLICIDADE

publicidade

Em declarações à agência Lusa, a vice-presidente Paula Allen explicou que a aposta na compra da carrinha foi decidida para se dar “uma resposta mais alargada do que a atual, que se verifica à escala do Grande Porto” e é feita a partir das instalações em Matosinhos.

Contando ainda como parceiros a Secretaria de Estado para Cidadania e Igualdade e Comissão para a Igualdade de Género, o Centro Gis atendeu mais de mil pessoas, em 2017, no seu primeiro ano de atividade. E Paula Allen afirmou-se convicta de que, com esta resposta adicional agora proporcionada, o número de “atendimentos duplicará”.

PUBLICIDADE

Contando atualmente com 186 utentes – terminou 2017 com 123 – o Centro Gis quer, com a unidade móvel, “ir ao encontro daqueles que, ora por falta de condições monetárias, ora por questões de privacidade, sentiram dificuldades em chegar ao atendimento”, explicou Paula Allen.

Com respostas em áreas como a psiquiatria, endocrinologia, psicologia, além do apoio jurídico, mas acompanhando também a violência doméstica e de género, o novo projeto quer “chegar às escolas, promovendo ações de sensibilização”, explicou a também psicóloga.

A unidade móvel inicia de “imediato o trabalho no terreno”, afirmou.

“Pronto para responder a todas as solicitações”, o seu raio de ação será nas regiões Norte e Centro, estando afetas ao serviço “as mesmas pessoas que dão atendimento nas instalações do centro”, disse a vice-presidente.

Esta disponibilidade faz com que o Centro Gis garanta que a unidade móvel “vai funcionar sempre que necessário”, num investimento na sensibilização e prevenção que a fará estar, também “junto aos estabelecimentos de diversão noturna, onde já se procede à distribuição de contracetivos ou gel lubrificante”, acrescentou.

Paula Allen afirmou-se convicta de que o número de “atendimentos duplicará” depois de terem concluído 2017 com um milhar de pessoas atendidas.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE