Coimbra

CPCJ de Condeixa em encontro nacional para partilha de boas práticas

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 02-07-2019

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Condeixa-a-Nova participou, recentemente, no Encontro Anual das CPCJ do país, em Tavira, com o objetivo de debater e partilhar as boas práticas de prevenção e proteção.

PUBLICIDADE

Realizado no município de Tavira, o Encontro Anual das CPCJ teve como tema “CPCJ – Valorizar o Passado, Construir o Futuro”, ponto de partida para uma reflexão e debate com várias personalidades ligadas à defesa do superior interesse da criança.

PUBLICIDADE

Durante os três dias, foram abordadas questões como ”Construir o Futuro com os Pais de Hoje”, “Um Olhar sobre as Crianças e Jovens de hoje”, “CPCJ – Construir o Futuro”, além de se conhecerem exemplos de boas práticas de prevenção e proteção realizadas pelas diversas Comissões. No encontro foi ainda apresentado o relatório anual de avaliação da atividade das CPCJ relativo ao ano 2018, revelando que no ano passado as comissões de todo o país acompanharam um total de mais de 33 mil casos.

No município de Condeixa-a-Nova, refira-se, a da CPCJ de Condeixa teve, em 2018, um volume processual de 76 crianças/jovens em acompanhamento, tendo diminuído comparativamente a 2017 (97).

PUBLICIDADE

publicidade

Das problemáticas sinalizadas, destacam-se a violência doméstica e a negligência, cenário equivalente às problemáticas assinaladas a nível nacional.

Atualmente, a CPCJ de Condeixa-a-Nova tem em acompanhamento um total 40 casos.

A intervenção das CPCJ tem lugar quando existe uma situação de perigo para a segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento da criança ou jovem e quando já não seja possível às entidades com competência em matéria de infância e juventude atuar para a remover.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE