Coimbra

Linha do Norte renovada na zona de Coimbra

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 02-09-2015

A Infraestruturas de Portugal (IP) adjudicou a Empreitada da “Linha do Norte- Modernização do Subtroço Alfarelos-Pampilhosa – Renovação Integral de Via entre as Estações de Alfarelos e Pampilhosa”, ao Consórcio DST/OPWAY, pelo valor de 30,5 M€, 33% abaixo do preço base e com um prazo de execução de 750 dias.

PUBLICIDADE

Inserida na reabilitação e modernização da Linha do Norte, que integra o Corredor Atlântico, a obra é, segundo a IP, estratégica para a movimentação de mercadorias e passageiros, esta é uma intervenção prevista no âmbito do PETI3+, que tem como objetivo dotar o troço entre Alfarelos – Pampilhosa de condições homogéneas de exploração, eliminando constrangimentos e aumentando os níveis de segurança e fiabilidade da infraestrutura.

O tráfego ferroviário entre Alfarelos e Coimbra é de  cerca de 200 comboios por dia.

A IP relembra que a primeira fase da modernização do troço entre Alfarelos e Pampilhosa, numa extensão de 40,22 quilómetros, foi já realizada tendo sido executada a racionalização de layouts das estações para a implementação de um sistema de sinalização electrónica e a renovação integral de via (carril, travessa e balastro) do troço. Os trabalhos de Electrificação estão inseridos na segunda fase da empreitada e serão cofinanciados pelo Fundo de Coesão, no valor de 22.842.283 euros e no período de programação de 2014-2020.

PUBLICIDADE

publicidade

No âmbito desta empreitada, a IP publicou no dia 31 de agosto, o anúncio para a prestação de serviços de Fiscalização e Apoio de Gestão no estaleiro, com o preço base de 1.145.505 milhões de euros, e o prazo de execução da empreitada de 27 semanas a partir da data de consignação, estimando-se que a obra tenha início em janeiro de 2016.

A empreitada está integrada num conjunto de investimentos, ao longo da Linha do Norte, com financiamento comunitário, que totalizam 400 milhões de euros e deverão estar executados entre 2016 e 2020.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE