Saúde

Covid-19: Vacina espanhola pode chegar em 2022

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 29-08-2021

A ministra da Ciência e Inovação de Espanha, Diana Morant, considera que a vacina espanhola contra a covid-19, desenvolvida pela farmacêutica Hipra, poderá ser comercializada no início de 2022 se os testes clínicos forem bem-sucedidos.

PUBLICIDADE

“A vacina da Hipra, que neste momento é a mais avançada, responde bem a todas as variantes e, além disso, pode ser mantida à temperatura de um frigorífico [doméstico], o que facilita muito a logística”, referiu a ministra numa entrevista ao ‘El periódico’, publicada hoje.

Na passada sexta-feira a farmacêutica anunciou o início dos testes em humanos da sua vacina contra o coronavírus.

PUBLICIDADE

publicidade

Diana Morant sublinhou que Espanha já investiu mais de 100 milhões de euros de dinheiro público em investigação sobre a covid-19, tendo apoiado mais de 200 linhas de investigação e 100 projetos de formação industrial.

A ministra disse ainda que o Governo está a trabalhar “para reunir o máximo consenso possível” para que a lei da ciência avance, destacando que Espanha está abaixo dos limites europeus tanto em número de cientistas, como ao nível dos salários.

PUBLICIDADE

“Vamos reforçar tanto economicamente, como em recursos as infraestruturas e os centros de investigação. Tudo isso será feito através de instrumentos que deem estabilidade às carreiras científicas”, destacou.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE