Saúde

Covid-19: São Tomé regista primeiros casos de infeção

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 06-04-2020

São Tomé e Príncipe detetou quatro casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, os primeiros registados neste país, anunciou hoje o primeiro-ministro são-tomense, que convocou para esta tarde um Conselho de Ministros extraordinário para adotar “medidas mais restritivas”.

PUBLICIDADE

“Das amostras que seguiram para o Gabão, mais concretamente para o laboratório de Franceville, com o apoio da Organização Mundial de Saúde, quatro testes estão considerados positivos”, disse o chefe do Governo são-tomense, Jorge Bom Jesus, numa declaração à imprensa.

PUBLICIDADE

O primeiro-ministro anunciou que convocou para esta tarde um Conselho de Ministros extraordinário para “analisar esta nova realidade” e para que sejam adotadas “medidas mais restritivas”.

O chefe do executivo revelou que a informação já foi partilhada com o Presidente da República e outros órgãos de soberania, o presidente da região autónoma do Príncipe e o poder local.

PUBLICIDADE

“Estas amostras compreendem recolhas que foram feitas no quadro dos elementos da quarentena e outros que estavam em regime de quarentena domiciliar”, explicou Jorge Bom Jesus, considerando que “o caso é grave” e “o Governo vai continuar a assumir as suas responsabilidades”.

“Nós vamos continuar a seguir de perto todos os concidadãos que saíram da quarentena no último fim de semana, até porque têm orientações do Ministério da Saúde para permanecerem confinados durante uma semana, até à próxima segunda-feira”, acrescentou.

O Governo aguarda “a qualquer momento” a chegada de um avião com cerca de mais mil testes rápidos e “todos os elementos suspeitos serão despistados”.

Hoje mesmo o Governo cancelou um voo da STP Airwais para a ilha do Príncipe.

Jorge Bom Jesus pediu a colaboração de todos os são-tomenses, sublinhando que o caso “impõe decisão e muita firmeza”.

São Tomé e Príncipe era, até agora, o único país lusófono e um dos quatro Estados africanos sem casos de covid-19.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE