Portugal

Covid-19. Quase 600 crianças em Portugal ficaram órfãs por causa da pandemia

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 21-07-2021

Número ascende a 660 se for incluída a perda de avós que tinham a guarda. Mais de um milhão de crianças em todo o mundo perdeu pais, avós ou tios por causa da pandemia. A maioria ficou órfã.

PUBLICIDADE

De acordo com a SIC Notícias, esta é a conclusão de um estudo britânico, publicado na revista The Lancet, que se baseou nos dados de 21 países sobre as taxas de fertilidade, as mortes por covid-19 e as mortes em excesso provocadas, por exemplo, por causas naturais ou doenças crónicas.

Em Portugal, estima-se que a covid-19 tenha deixado órfãs 590 crianças e adolescentes. O número sobe para 660 se incluirmos a perda dos avós que tinham a guarda.

PUBLICIDADE

O estudo foi feito entre março do ano passado e abril deste ano. No último mês da análise, foi a Índia que registou o maior número de menores sem pais ou avós.

Os autores do estudo alertam que as estimativas foram feitas por baixo e deixam o apelo aos diferentes países para que invistam urgentemente em serviços de apoio aos menores que perderam família para a covid-19.

PUBLICIDADE

publicidade

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE