Coimbra

Covid-19: Município de Coimbra reforça Fundo de Emergência Social

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 19-02-2021

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na reunião de segunda-feira, uma proposta para reforçar o Fundo Municipal de Emergência Social (FMES).

PUBLICIDADE

O Fundo Municipal de Emergência Social (FMES) beneficia do valor de 319 mil euros e tem como objetivo garantir condições de vida às “famílias mais vulneráveis”, no que diz respeito “alimentação, saúde, água, eletricidade, gás, habitação, educação e outras situações identificadas pelas Comissões Sociais de Freguesia (CSF)”, refere a autarquia em comunicado enviado à agência Lusa.

A situação epidemiológica provocou efeitos negativos a nível económico e social, e, por isso, o município de Coimbra decidiu “reforçar o valor atribuído às CSF no âmbito do FMES, transferindo um total de 316 mil euros para a sua execução durante o ano de 2020”.

PUBLICIDADE

publicidade

No ano de 2020, foram analisados 845 processos e canalizados 1.125 apoios, no valor de cerca 221 mil euros.

Estes apoios materializam-se em ajudas no “pagamento de rendas, aquisição de bens alimentares, pagamento de faturas de luz ou pagamento de faturas de água”.

PUBLICIDADE

“Estes apoios permitiram ajudar 602 agregados familiares residentes no concelho de Coimbra, sendo que 457 desses agregados familiares foram apoiados uma única vez e 145 foram apoiados duas ou mais vezes. Dos 602 agregados familiares, 302 tinham crianças a cargo e 74 eram constituídos apenas por pessoas com 65 ou mais anos, 117 agregados familiares não tinham qualquer rendimento quando solicitaram apoio às CSF e 370 tinham apenas uma única fonte de rendimento”, explica a autarquia.

A política social do Município assenta na intervenção de 18 Comissões Sociais de Freguesia e nas instituições sociais.

O êxito da implementação deste fundo tem levado a autarquia a “reforçar” a quantia desde 2015. O Fundo, em 2015, traduzia-se numa quantia de 68 mil euros e, em 2020, já contou com 316 mil euros.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE