Coimbra

Covid-19: Mealhada entrega equipamentos e testes

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 07-04-2020

 A Câmara da Mealhada está a entregar equipamentos de proteção individual e testes da covid-19 às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), aos bombeiros, à GNR, ao centro de saúde e ao Hospital da Misericórdia.

PUBLICIDADE

Segundo a autarquia, estão a ser entregues “máscaras, viseiras, leite, ‘kits’ completos de equipamentos de proteção individual (feitos por costureiras voluntárias)” e os testes.

“Nesta terceira entrega de material, que ocorreu esta semana, foram entregues mais máscaras, desinfetante, luvas e conjuntos de roupa completa às IPSS com valência de idosos e deficiência (uma vez que as outras estão fechadas)”, explica uma nota da autarquia.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta entrega complementou outras duas, “que incluíram máscaras, viseiras, testes rápidos, bem como o leite escolar que não está a ser consumido devido ao encerramento das escolas”.

“Desta vez, as IPSS recebem vários conjuntos de roupa confecionados por costureiras voluntárias do concelho, a quem a autarquia forneceu os materiais”, sublinha a Câmara, acrescentando que “para os profissionais que lidam com potenciais infetados vai um conjunto completo”, com batas, toucas, cogulas, mangas, pés e perneiras.

PUBLICIDADE

As entregas feitas pelo município abrangem também os bombeiros, a GNR, o pessoal do centro de saúde e do Hospital da Misericórdia e os funcionários municipais que se mantém em funções.

Segundo a autarquia, no que respeita ao meio milhar de testes rápidos que adquiriu, a distribuição e realização é coordenada pela delegada de saúde da Mealhada.

“Os testes serão feitos a todos os colaboradores das IPSS que estão a trabalhar diretamente com idosos (nos lares e no apoio domiciliário), a todos os bombeiros em serviço na Mealhada e na Pampilhosa, ao pessoal clínico e de enfermagem do centro de saúde da Mealhada e do Hospital da Misericórdia da Mealhada”, explica a autarquia, acrescentando que serão ainda feitos “aos funcionários municipais expostos a perigo ou com sintomatologia”.

A Câmara da Mealhada garante que mantém contactos diários diretos com as IPSS, os bombeiros e as forças de segurança e de saúde e que “continua a adquirir materiais com vista à reposição dos que vão sendo entregues, bem como outros identificados como necessários”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE