Educação

Covid-19: JSD quer alunos do secundário a realizar exames de melhoria

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 24-04-2020

A Juventude Social-Democrata pediu hoje ao governo para reconsiderar a decisão que impossibilita alunos do secundário de realizarem exames de melhoria de notas, considerando que esta decisão pode ser prejudicial para os estudantes.

PUBLICIDADE

Em comunicado, a JSD mostra preocupação com a situação dos alunos do ensino secundário e pede ao governo que “reconsidere e não deixe que estes alunos saiam prejudicados”, apela Margarida Balseiro Lopes, presidente desta estrutura.

Balseiro Lopes admite ser necessário, no contexto de saúde pública causado pela covid-19, reduzir o número de alunos que irão realizar exames presenciais, mas defende que “o Ministério da Educação e as escolas não devem prejudicar aqueles alunos que querem, através de um esforço extra, realizar um exame para subir as suas notas do secundário”.

PUBLICIDADE

“A JSD manifesta-se assim contra a impossibilidade de melhorar a classificação final de disciplinas, sendo que a decisão do governo refere que apenas é possível melhorar nota de exame enquanto componente da nota de ingresso”, frisa esta estrutura autónoma do PSD.

Ainda no comunicado, a JSD refere uma petição pública ‘online’, que conta já com mais de oito mil assinaturas e que se insurge “contra a eliminação da melhoria da classificação final da disciplina por exame”, argumentando que a melhoria de notas é muitas vezes “a única opção viável” para que os alunos melhorem a sua média de ingresso ao ensino superior.

PUBLICIDADE

publicidade

O terceiro período letivo arrancou no passado dia 14 de abril, mas a maioria dos alunos já não regressa à escola e continua a estudar à distância, uma vez o governo decidiu suspender as aulas presenciais para todos os alunos do ensino obrigatório, admitindo apenas o eventual regresso às escolas dos alunos dos 11.º e 12.º ano, devido à pandemia da covid-19.

Este ano não vão realizar-se as provas de aferição do ensino básico e dos exames do 9.º ano, mantendo-se apenas os exames nacionais do 11.º e do 12.º anos que sejam necessários para o acesso ao ensino superior, provas que deixam de influenciar as notas dos alunos.

De acordo com o decreto que estabelece as novas regras, os alunos realizam exames finais nacionais apenas nas disciplinas que elejam como provas de ingresso para aceder ao ensino superior, e é ainda permitida a realização desses exames para melhoria de nota, sendo que o resultado obtido releva apenas como classificação de prova de ingresso.

Portugal contabiliza 820 mortos associados à covid-19 em 22.353 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

O país cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o decreto presidencial que prolongou a medida até 02 de maio prevê a possibilidade de uma “abertura gradual, faseada ou alternada de serviços, empresas ou estabelecimentos comerciais”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE