Economia

Covid-19: Europol alerta para aumento de crime de oportunidade devido a pandemia

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 27-03-2020

A organização policial europeia Europol alertou hoje para a multiplicação de fraudes e crimes desde a chegada da pandemia da covid-19 ao continente, nomeadamente com a enorme procura de bens como máscaras e gel desinfetante.

PUBLICIDADE

Segundo um comunicado de imprensa hoje divulgado, a grande procura de determinados bens, como equipamento de proteção e produtos farmacêuticos, a redução da mobilidade das populações e a intensificação do comércio ‘on-line’ abriu ‘oportunidades de negócio’ a criminosos.

PUBLICIDADE

publicidade

A Europol constatou que os criminosos adaptaram as suas atividades, sobretudo em quatro áreas: cibercrime, fraude, contrafação e crime organizado.

A Europol dá como exemplos de fraude uma compra por uma empresa europeia de máscaras e gel desinfetante a um fornecedor em Singapura, no valor de 6,6 milhões de euros, nunca tendo o material sido entregue.

PUBLICIDADE

Por outro lado, a organização europeia divulga que, entre 03 e 10 de março, foram apreendidas 34 mil máscaras cirúrgicas contrafeitas numa operação mundial em que a Europol participou.

Uma vaga de assaltos foi identificada em muitos Estados-membros, fazendo-se os assaltantes passar por técnicos de saúde que vão a casa testar as pessoas para a covid-19 ou distribuir material de proteção.

Outra área que preocupa as autoridades é o cibercrime, tendo já sido reportado um ataque informático a um hospital na República Checa, que obrigou a desligar toda a rede de computadores, adiar cirurgias urgentes e redirecionar doentes graves para hospitais próximos, avançou a organização.

“O número de ataques cibernéticos contra organizações e pessoas é significativo e deverá aumentar”, alertou a Europol.

“Os criminosos usaram a crise da covid-19 para fazer ataques de engenharia social relacionados com a pandemia, distribuindo vários pacotes de ‘malware’ (programas informáticos maliciosos)”, acrescentou a organização.

No entanto, e apesar do aumento da criminalidade nessas áreas específicas, vários países, como Espanha ou Bélgica, indicaram que, nos últimos dias, o crime geral durante o confinamento está a ser significativamente menor do que em tempos normais.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE