Coimbra

Covid-19: Covões com intensa procura desde meados da semana

Rui Avelar | 4 anos atrás em 27-03-2020

 

PUBLICIDADE

A afluência de doentes com patologias respiratórias à Urgência do Hospital dos Covões (Coimbra) intensificou-se bastante desde meados desta semana.

Fonte hospitalar disse a NOTÍCIAS de COIMBRA que, num período compreendido entre a tarde de quinta-feira (26) e as 00h00 de hoje, apenas dois dos pacientes que rumaram ao polo do CHUC em S. Martinho do Bispo não sofriam de patologias respiratórias. s.

PUBLICIDADE

Como noticiámos, sábado (21), em primeira-mão, a Urgência do outrora denominado Hospital Geral está vocacionada, durante 24 sobre 24 horas, desde o começo desta semana, para atendimento de casos da covid-19. Contudo, só tardiamente fontes oficiais subscreveram a informação por nós avançada.

Em conferência de Imprensa, há uma semana, o presidente do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Fernando Regateiro, solicitou aos doentes com “outras necessidades” (diferentes das da covid-19) que não procurem a Urgência do polo de S. Martinho (margem esquerda do rio Mondego).

PUBLICIDADE

publicidade

Aa 24 de Março, NdC fez notar que à subtileza de linguagem, subjacente a “aproveitar para solicitar” em vez de dar orientações públicas quanto à nova vocação da Urgência dos Covões, talvez não seja alheia uma alegada divergência com o Ministério da Saúde.

A azáfama vivida, por estes dias, no Hospital dos Covões tem gerado queixas de utentes, independentemente do profissionalismo evidenciado por médicos e enfermeiros e pelo pessoal auxiliar.

Testemunhos recolhidos por NOTÍCIAS de COIMBRA indicam que, pelas 23h00 de quinta-feira (26), um médico teve de pedir calma aos pacientes que rumaram a S. Martinho, face a queixas devido à dificuldade inerente a acomodar dezenas de pessoas numa noite com temperatura relativamente baixa.

Pedagógico, o médico recomendou, por exemplo, o recurso ao livro de reclamações, além de cativar as pessoas oferecendo-lhes bolachas. 

Doentes a sofrer de diversas maleitas, em regime de internamento no outrora denominado Hospital Geral, tiveram de ser transferidos para os ex-Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC).

A medida visou reunir em S. Martinho do Bispo cerca de 200 camas para pessoas infectadas com o novo coronavírus, entre contexto de enfermarias e da Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE