Coimbra

Covid-19: Condeixa dispõe de rede de apoio em pleno funcionamento na pandemia

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 19-01-2021

A Câmara Municipal de Condeixa disponibiliza um conjunto de serviços de apoio prontos a intervir nos mais diversos problemas sociais, desde situações de pobreza, isolamento social, violência doméstica, situações relacionadas com menores, entre outras.

PUBLICIDADE

“Tal como fizemos em março de 2020, e antecipando que este novo confinamento possa vir a colocar algumas famílias em situação de graves carências, pedimos que comuniquem essas situações de modo que a ajuda possa chegar. Estamos em condições de assegurar os apoios que são precisos para que ninguém passe por dificuldades severas”, refere Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa.

PUBLICIDADE

publicidade

Perante o agravamento da crise sanitária e o reforço das medidas de confinamento domiciliário, com o encerramento de grande parte do comércio e de alguns setores de atividade económica e consequente perda de rendimentos, a Câmara de Condeixa está atenta ao evoluir da situação social.

“Todos os pedidos de ajuda recebem o acompanhamento necessário com a máxima descrição para que ninguém se sinta constrangido”, esclarece o autarca Nuno Moita.

PUBLICIDADE

Para agilizar a resposta social necessária em cada caso, a Autarquia disponibiliza um conjunto de linhas telefónicas, nomeadamente:

Ação Social – 964563540 e 239940142

Este é o número criado pela Autarquia com o objetivo de proporcionar um contacto mais direto entre os munícipes e os serviços de ação social. Essencialmente, esta linha de apoio pretende constituir-se como um primeiro espaço de atendimento, para posterior encaminhamento social das situações apresentadas.

A Voz Amiga – 963600559 

Trata-se de uma linha de apoio emocional que se disponibiliza a ajudar todos aqueles que se encontram em situações de sofrimento causadas pela solidão, ansiedade, depressão ou risco de suicídio, entre outros.

Apoio à Vítima – 925665762 

Linha de apoio direto no atendimento à vítima. Paralelamente, é desenvolvido um trabalho de articulação com as várias estruturas no âmbito da ação social local e outros serviços especializados, com vista a uma maior proximidade e eficácia na resposta às situações que se apresentem.

Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) – 969093517 ou 912560426

Esta linha destina-se a assuntos relacionados com crianças dos 0 aos 18 anos, em situações de perigo. 

Gabinete de Inserção Profissional (GIP) – 239 249 427 ou gip.condeixa@cm-condeixa.pt 

Linha disponível para assuntos relacionados com o Centro de Emprego e Formação Profissional de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE