Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Saúde

Covid-19: Cerca de um quarto dos jovens entre os 12 e 15 anos vão ser vacinados no fim-de-semana

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 20-08-2021

Cerca de um quarto dos jovens entre os 12 e 15 anos vão ser vacinados contra a covid-19 durante o fim de semana, o primeiro de dois dedicados a esta faixa etária.

PUBLICIDADE

No próximo fim de semana, a vacinação vai voltar a centrar-se nos jovens, desta vez entre os 12 e os 15 anos, e para os dois dias foram realizados cerca de 110 mil agendamentos, segundo a ‘task-force’ responsável pelo processo.

Assim, no sábado e no domingo deverão ser vacinados um quarto do total de jovens nesta faixa etária (cerca de 400 mil), logo no primeiro de dois fins de semana que lhes vão estar dedicados.

PUBLICIDADE

publicidade

Além daqueles que tenham realizado o pedido de autoagendamento para os dias 21 e 22 de agosto e dos que tenham sido chamados pelos serviços de saúde, a ‘task-force’ decidiu abrir também a modalidade “Casa Aberta”, à semelhança do que aconteceu no fim de semana passado para os jovens de 16 e 17 anos.

Esta modalidade, que funciona em horários limitados, dispensa a marcação prévia, exigindo apenas a obtenção de uma senha digital através do portal do Ministério da Saúde (https://covid19.min-saude.pt/senha-digital-casa-aberta/), e atualmente só está disponível para maiores de 16 anos.

PUBLICIDADE

As datas para a administração da segunda dose também já estão definidas. No fim de semana de 11 e 12 de setembro, os jovens estarão de regresso para completar a vacinação, mesmo antes do início do ano letivo.

O segundo fim de semana dedicado à vacinação desta faixa etária é o de 28 e 29 de agosto, estando aberto o autoagendamento para essas datas até sábado, e incluindo também a faixa etária dos 16 e 17 anos.

Segundo a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, a decisão de alargar o processo às duas faixas etárias prendeu-se com o facto de haver menos inscritos do que os desejados.

“Neste momento, temos mais de 160 mil destes adolescentes inscritos. No total são cerca de 410 mil. Foi um autoagendamento, apesar de tudo, positivo, mas é preciso expandi-lo e depois haverá outras metodologias para continuar a captar estas pessoas”, disse Graça Freitas na quinta-feira em entrevista à RTP.

De acordo com o calendário definido pela ‘task-force’, o objetivo é concluir o processo de vacinação dos jovens até ao dia 19 de setembro, perto do início do ano letivo. É nesse fim de semana que serão administradas as segundas doses do próximo “turno”.

A recomendação da Direção-Geral da Saúde (DGS) para a vacinação universal das crianças e jovens entre os 12 e os 15 anos foi conhecida em 10 de agosto, deixando assim de ficar circunscrita a situações específicas, como os casos em que existam doenças de risco para a covid-19.

A campanha de vacinação contra a covid-19 iniciou-se em Portugal em 27 de dezembro de 2020, sendo administradas atualmente as vacinas de dose única (Janssen) e de dose dupla (Pfizer/BioNTech, Moderna e AstraZeneca). Na quinta-feira, o país atingiu os 70% de população com a vacinação completa contra a covid-19.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.613 pessoas e foram registados 1.012.125 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com