Coimbra

Covid-19: Cantanhede encerra equipamentos coletivos e suspende feiras

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 13-03-2020

 A Câmara de Cantanhede decidiu encerrar “os equipamentos coletivos que registam grande afluência de público” e suspender “eventos e outras realizações”, como as feiras quinzenais da cidade e da Tocha e os mercados semanais de Febres e Tocha.

PUBLICIDADE

Embora não tivesse conhecimento de “nenhum caso de infeção de coronavírus (Covid-19) no concelho de Cantanhede, nem sequer suspeito”, a Câmara decretou, na quarta-feira, “o encerramento dos equipamentos coletivos que registam grande afluência de público” e a suspensão de “eventos e outras realizações”, afirma a autarquia, no distrito de Coimbra, numa nota enviada à agência Lusa.

A decisão da presidente da Câmara, Helena Teodósio, de “caráter excecional” e com “efeitos imediatos, para já até 31 de março”, foi adotada no “decurso de uma reunião do executivo camarário com as chefias dos serviços”.

PUBLICIDADE

publicidade

Assim, as feiras quinzenais de Cantanhede, prevista para o dia 20 de março, e da vila da Tocha, e os mercados semanais de Febres e da Tocha, ficam suspensas, pelo menos até final de março, “sem pagamento das respetivas taxas por parte dos comerciantes”, refere a autarquia.

“Apenas os pequenos mercados diários locais existentes em algumas localidades do concelho têm indicação para continuarem a funcionar”, sublinha a Câmara de Cantanhede.

PUBLICIDADE

Relativamente aos equipamentos desportivos e culturais, estão encerrados, desde quinta-feira, a Biblioteca Municipal, o Museu da Pedra, o Pavilhão “Marialvas” e as Piscinas Municipais, indica a Câmara, sublinhando que se trata de serviços que “registam diariamente uma afluência de mais de mil pessoas e onde são consideradas favoráveis as condições de propagação do surto viral”.

O município de Cantanhede decidiu também “suspender a realização de todos os eventos culturais previstos até dia 31 de março, estando marcada para antes dessa data uma avaliação para verificar a necessidade ou não de prolongar o período de suspensão”.

A Câmara de Cantanhede está, entretanto, a “contactar os clubes que gerem instalações desportivas municipais sugerindo a adoção de medidas cautelares tendentes a impedir situações que possam favorecer o alastramento do surto viral”, o que, no entender da autarquia, deve passar por “uma ponderação muito rigorosa da necessidade de suspender todas as atividades”.

O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.900 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.

O número de infetados ultrapassa as 131.000 pessoas, com casos registados em mais de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 112 casos confirmados.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE