Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Covid-19: Câmara de Tábua contabiliza 300 casos ativos no concelho

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 20-01-2021

A Câmara de Tábua estimou hoje que o número de contágios por covid-19 no concelho ronde os 300 casos ativos, o que levou o presidente, Mário Loureiro, a pedir prudência e responsabilidade à população.

PUBLICIDADE

Mário Loureiro disse à agência Lusa que das 300 pessoas infetadas neste município do interior, no distrito de Coimbra, cerca de 200 são utentes e trabalhadores das instituições particulares de solidariedade social (IPSS).

PUBLICIDADE

publicidade

“Temos pela frente, provavelmente, o maior desafio das nossas vidas e, por isso, deixo um apelo a toda a população do concelho [para] que seja prudente e responsável e que cumpra as medidas de higiene, segurança e prevenção recomendadas pela Direção-Geral de Saúde (DGS)”, afirma o autarca, eleito pelo PS, num comunicado divulgado pelo município.

O aumento de contágios dos últimos dias é sobretudo resultado “dos surtos que recentemente se têm verificado em IPSS” – Associação Cultural, Recreativa, Defesa e Propaganda de Ázere (ACUREDEPA), Santa Casa da Misericórdia de Tábua e Fundação Sarah Beirão e António Costa Carvalho – envolvendo utentes e “um elevado número de profissionais”, refere.

PUBLICIDADE

“Acrescem ainda os surtos que se verificaram nalgumas localidades do concelho, bem como casos identificados nas nossas escolas, que felizmente têm sido casos isolados”, adianta Mário Loureiro na nota.

Realça que Tábua “passou, no início do ano, a integrar a lista de risco extremamente elevado, na (…) lista dos concelhos de transmissão da covid-19, ficando, por isso, abrangido por medidas restritas especiais”.

“As pessoas convenceram-se que o vírus não chegava cá. Ouvem as recomendações, mas não as acatam”, lamentou Mário Loureiro em declarações à Lusa, indicando que “já foram realizados milhares de testes” custeados pelo município.

Reconhecendo “a grande pressão e o esforço a que estão sujeitos os profissionais de saúde, bem como os colaboradores das IPSS, os seus dirigentes e os Bombeiros do concelho, bem como o pessoal docente e não docente” das escolas, a Câmara Municipal agradece “a dedicação extrema e o risco que diariamente enfrentam com coragem”.

O executivo de Mário Loureiro ativou o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, no dia 07 de janeiro.

“A vida e a saúde de todos dependem do comportamento de cada um de nós”, acentua no comunicado.

A população do concelho de Tábua ronda os 12 mil habitantes, segundo dados oficiais de 2011, distribuídos por 11 freguesias.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com