Conecte-se connosco

Coimbra

Covid-19: Beiras e Serra da Estrela com ações de rastreio em lares de idosos

Publicado

  em

O presidente da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) disse hoje que estão a ser preparadas as “ações necessárias” para que sejam feitos rastreios da doença covid-19 nos lares de idosos do território.

“Na área da CIM-BSE, quer por via da intervenção dos municípios, quer do Governo, estão a ser postas no terreno as ações necessárias para podermos ter alguma noção mais precisa daquilo que se passa nas nossas instituições particulares de solidariedade social”, disse à agência Lusa Luís Tadeu.

O presidente da CIM-BSE, que também lidera a Câmara Municipal de Gouveia, adiantou que foi hoje contactado pela secretária de Estado da Ação Social, Rita Mendes, que lhe indicou que o Governo vai “arrancar com a implementação dos testes” à covid-19 nos lares de idosos do território da comunidade intermunicipal, que abrange 15 municípios dos distritos da Guarda e Castelo Branco.

A ação governamental incidirá nas instituições de maior dimensão da região e dará prioridade aos funcionários que podem ser os “focos de difusão” do vírus, indicou.

“Isso não retira a preocupação que nós, presidentes de Câmara, temos manifestado, no âmbito da Comunidade Intermunicipal, de realizar testes”, disse.

O autarca tem também conhecimento de que o Governo está a ultimar um aviso para que as Comunidades Intermunicipais e os municípios individualmente apresentem candidaturas para terem apoios para aquisição quer de equipamento de proteção individual quer para a contratação de testes.

Ainda de acordo com Luís Tadeu, o “grande problema” que existe neste momento é encontrar laboratórios “com capacidade para se conseguir realizar tantos testes e tantas análises” ao vírus causador da covid-19.

O presidente da CIM-BSE referiu também que algumas autarquias da região, nomeadamente Gouveia, Fundão, Covilhã e Manteigas, já estão a realizar testes a utentes e funcionários de lares de idosos e a elementos das corporações de bombeiros.

A CIM-BSE, com sede na cidade da Guarda, é constituída por 15 municípios: 12 do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e três do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).

O Conselho Intermunicipal da CIM-BSE esteve reunido na terça-feira, por teleconferência, para “fazer o ponto de situação e reavaliar as medidas de resposta conjunta que vêm sendo aplicadas na reação à covid-19”.

“Foram debatidas questões sobre a aquisição urgente de equipamentos de proteção individual pela CIM-BSE e a consulta ao mercado para disponibilização de testes”, lê-se num comunicado hoje publicado na página oficial do Facebook.

Segundo a nota, “serão ainda implementadas, de acordo com as necessidades de cada município, medidas de mitigação, apoio económico às populações, no combate à pandemia que assola o território”.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade [video width="1280" height="1280" mp4="https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2020/11/banner-NDC-radioboanova.mp4" loop="true" autoplay="true" preload="auto"][/video]
Publicidade
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com