Coimbra

Covid-19: Bébécar encerrada devido a contágio e acusada de negligência por omitir casos

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 27-03-2020
Empresas do grupo Bébécar, que em Santa Maria da Feira fabrica equipamento de puericultura, encerraram na quinta-feira devido a casos confirmados de covid-19, sendo hoje acusadas de negligência por trabalhadores e coordenação distrital do Bloco de Esquerda.

Em causa estão pelo menos as fábricas Bébécar (de carrinhos de bebé), Trama (de mobiliário infantil) e Texbébé (de têxteis para puericultura), três unidades que, nesse concelho do distrito de Aveiro, tinham anunciado que entrariam em regime de suspensão temporária da produção na próxima quarta-feira, mas acabaram por antecipar o fecho devido à nova doença.

PUBLICIDADE

“Terá sido a deteção de mais casos de covid-19 entre os trabalhadores que obrigou a empresa a encerrar as várias unidades do grupo, o que afeta cerca de 350 pessoas”, diz fonte oficial do Bloco de Esquerda (BE).

Um dos operários da Trama, que pediu à Lusa para não ser identificado por receio de represálias, revelou: “A mulher de um patrão estava contaminada e ele também fez o teste, mas, em vez de esperar em casa até saber o resultado, continuou a vir trabalhar para a fábrica e agora o exame dele deu positivo”.

PUBLICIDADE

Outro funcionário, que também pede para o seu nome ser omitido, acrescenta: “O pessoal está revoltado porque ainda na quarta-feira esse patrão esteve com todos os funcionários da fábrica, um a um, a assinar os papéis para o ‘lay-off’. Ele estava com máscara, mas esteve sempre a menos de um metro de nós, a ver-nos assinar”.

Contactada pela Lusa, fonte oficial da Câmara da Feira diz que a autarquia ainda não tem informação sobre as circunstâncias que implicaram o encerramento antecipado das empresas da Bébécar, mas afirmou que, a comprovarem-se os factos relatados pelos operários, esse grupo empresarial e os próprios contaminados “incorrem no crime de propagação de doença contagiosa, previsto no Código Penal” e punível com pena de multa ou prisão até cinco anos.

PUBLICIDADE

publicidade

Na Junta de Freguesia das Caldas de São Jorge, localidade onde estão instaladas as referidas empresas do Grupo Bébécar, o presidente, José Martins, confirmou que “há dois gestores contaminados com a covid-19 e um deles estava a trabalhar, mas tinha feito o teste 24 horas antes”.

Defendendo que “os trabalhadores estão chateados, sobretudo porque acham que as empresas já deviam ter fechado na semana passada”, o autarca considera que “quando o Governo declarou o estado de emergência, devia ter imposto uma emergência a sério, com as fábricas realmente fechadas, e também podia ter decidido que, de março a abril, seria período de férias para toda a indústria, para evitar prejuízos maiores”.

Ainda assim, José Martins critica a falta de sentido de responsabilidade que ainda nota na sua própria freguesia: “Não adianta de nada as fábricas fecharem para as pessoas irem para casa e, em vez de ficarem em verdadeiro isolamento, acharem que estão de férias e andarem por aí a passear na rua e nos passadiços, sem consciência nenhuma da gravidade da situação”.

Para a coordenação distrital do BE, a maior responsabilidade continua a recair sobre as empresas do Grupo Bebécar, considerando que “nenhum trabalhador terá sido sinalizado para isolamento profilático depois de confirmado o primeiro diagnóstico positivo entre o pessoal” e que, já antes disso, as fábricas “não colocaram gel desinfetante à disposição dos funcionários”.

O partido insiste, por isso, que “é preciso que se esclareçam as circunstâncias em que se deu o início desse surto, as medidas tomadas desde a identificação do primeiro caso, a existência ou não de um plano de contingência, o respeito ou não por regras como a distância entre trabalhadores e a existência ou não de materiais e meios para higiene e desinfeção”.

“É preciso ainda saber se os trabalhadores foram expostos ao novo coronavírus por negligência ou por desrespeito das regras a que a empresa estava obrigada pelo estado de emergência decretado devido à pandemia”, acrescenta o BE.

Exigindo que a situação seja verificada “não só pelas competentes autoridades de saúde, mas também pelas autoridades fiscalizadoras das condições de trabalho”, o BE já questionou os ministérios da Saúde e do Trabalho sobre a situação, realçando que “a Bébécar anunciou ‘lay-off’ por um mês com o argumento da suspensão e cancelamento de encomendas, mas prevê que esse prazo seja prorrogado após avaliação no final de abril”.

Funcionários das empresas alegam “falta de informação” sobre esses procedimentos e querem saber, por exemplo, “como é que vão ser pagos os dias desta semana em que já não houve trabalho, mas ainda não estava em vigor o ‘lay-off’, que só era para começar na próxima quarta-feira”.

A Lusa contactou as três empresas do grupo, mas nenhuma esteve disponível.

O novo coronavírus responsável pela pandemia de covid-19 foi detetado em dezembro na China e já infetou mais de 505.000 pessoas em todo o mundo, das quais cerca de 23.000 morreram.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde indicou quinta-feira que o surto já provocou 60 mortes e 3.544 infetados.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE