Coimbra

Covid-19: 2 estudantes que testaram positivo em isolamento na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 12-11-2020

Dois estudantes que testaram positivo estão a cumprir isolamento na Residência  da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra  (ESEnfC), que reservou quartos para este efeito, adaptados e equipados o melhor possível para minorar a sensação de isolamento (dispondo de casa de banho privativa, de micro-ondas, acesso à Internet e televisão), e onde, diariamente, recebem as refeições.

PUBLICIDADE

O número de camas na Residência da ESEnfC passou de 156 para 144, uma redução de 12 lugares para alojamento que resulta da reconfiguração dos quartos triplos, que passaram a duplos.

PUBLICIDADE

Todos os quartos foram reorganizados no sentido do um maior distanciamento entre os residentes. Também nas copas, a serem frequentadas no máximo por cinco estudantes em simultâneo, cada mesa ficou restringida a duas cadeiras, dispondo de uma embalagem de desinfetante, para que cada residente possa higienizar o espaço que utiliza.

Embora a limpeza e desinfeção tenham sido reforçadas pelos serviços contratualizados pela ESEnfC, foram também colocados, nas casas-de-banho, recipientes de álcool gel antisséptico e panos, para os estudantes poderem utilizar e, assim, se sentirem mais seguros.

PUBLICIDADE

publicidade

Numa iniciativa solidária, a Associação de Estudantes da ESEnfC constituiu grupos de apoio interpares, para fazer face a necessidades de colegas que estiveram ou venham a estar em isolamento em espaços de alojamento arrendados na cidade.

A Presidente da ESEnfC, Aida Cruz Mendes, reforça que «o controlo da pandemia só se faz com a adesão às medidas de prevenção» e que «é muito importante que os momentos de proximidade sem máscara – concretamente as refeições, que não devem ser motivo para juntar grupos – sejam reduzidos ao mínimo, mantendo-se a distância de segurança».

Refeições que, «quando realizadas em conjunto, devem demorar o menor tempo possível sem máscara», sem esquecer a necessidade de «higienizar as mãos antes e depois» de cada comida diária.

«Outra informação importante a passar é que ninguém se deve apresentar a aulas, ou a ensino clínico, se tiver sintomas. O nosso plano de contingência é claro. Nestas situações devem avisar o Serviço de Saúde Escolar e seguir as orientações», adverte a Presidente da ESEnfC.

Desde junho, sempre que mudam de área de ensino clínico, os estudantes são sujeitos a uma sessão de esclarecimentos com a participação do Serviço de Saúde Escolar.

Nestas sessões informativas, há um reforço na passagem de conhecimentos relacionados com a COVID-19 (transmissão e sintomas e importância da automonitorização), com as precauções básicas de controlo, com a importância do uso do equipamento de proteção individual e do cumprimento do plano de contingência definido pela ESEnfC.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE