Cosmonauta Mikhail Kornienko “aterra” em Coimbra

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 08-06-2017

No dia 13 de julho, Mikhail Kornienko está em Coimbra, no Departamento de Física da Universidade de Coimbra, pelas 14h30, para a palestra “Como Ser Astronauta”, onde vai falar sobre a sua profissão e as suas experiências no Espaço.

PUBLICIDADE

Mikhail Kornienko

A vinda de Kornienkose à iniciativa Escola de Verão – Como ser Astronauta é uma organização conjunta do Departamento de Física da UC, do Observatório Geofísico e Astronómico da UC, do IPN e do LIP Coimbra, e tem o apoio da Embaixada da Rússia em Portugal e da Agência “Rossotrudnichestvo”.

PUBLICIDADE

Recordamos que em 2 de março de 2016, Mikhail Kornienko foi notícia mundial. Após 340 dias consecutivos a bordo da Estação Espacial Internacional, o cosmonauta russo regressou à Terra depois da segunda mais longa estadia de um ser humano no Espaço.

A missão “Um ano no Espaço” (NASA/Roscosmos) pretendeu compreender melhor os efeitos das viagens espaciais no organismo humano, um estudo essencial para a preparação de jornadas mais longas, como as futuras missões a Marte, que devem durar entre dois e três anos.

PUBLICIDADE

publicidade

Formado pela Escola de Aviação de Moscovo, Mikhail Kornienko foi pára-quedista do exército soviético no final dos anos 70, graduando-se nos anos 80 como engenheiro mecânico e passando a trabalhar no complexo espacial de Baikonur entre 1986 e 1991. Kornienko trabalhou ainda como engenheiro em empresas comerciais privadas, até ser selecionado pela Roscosmos em 1998 e qualificado como cosmonauta em 1999, após o curso no Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin.

Simultaneamente, o Instituto Pedro Nunes e o Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra estão à procura de ideias que tragam tecnologia do Espaço para o dia-a-dia da Terra.

O desafio é lançado pela Coimbra Space Summer School a jovens investigadores, estudantes e empreendedores que, durante três dias, de 13 a 15 de julho, terão a oportunidade de criar uma proposta de negócio em torno do Espaço.

O objetivo é aproveitar conhecimento, tecnologias e recursos gerados nas missões espaciais e nas atividades científicas de exploração do Espaço para criar soluções inovadoras para áreas como cidades inteligentes, transportes, turismo e lazer, saúde e bem-estar, agricultura e ambiente.

A Coimbra Space Summer School, de participação gratuita, decorre nas instalações do Observatório Geofísico e Astronómico da UC e conta com colaboração da Incubadora de Empresas da Agência Espacial Europeia em Portugal (ESA BIC Portugal). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em grupo ou individualmente.

O programa decorre das 9h30 às 22h00 e inclui Sessões Espaço e Sessões Business para os participantes aprenderem sobre as duas vertentes e como ligá-las. Será também feita uma apresentação final de projetos à comunidade científica e de negócio em torno da transferência de tecnologia do Espaço e aplicações terrestres, a mentores e investidores.

Além da exploração de oportunidades de negócio com tecnologia espacial, o programa inclui atividades lúdicas, bem como oportunidades de networking entre os participantes, organização, formadores e convidados da iniciativa.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE