Cidade

Corte de árvores fecha Avenida Aeminium

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 20-07-2015

Por razões de segurança e proteção das margens do Rio Mondego, a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) irá proceder, amanhã e quarta-feira, ao corte de choupos, na Avenida Aeminium, no troço entre o Açude Ponte e a Estação Nova. Esta operação obrigará a fechar este troço ao trânsito, nos dois sentidos e nos dias referidos, no período entre as 9:30 e as 12:30.

PUBLICIDADE

unnamed (7)

O abate das árvores – nesta fase estão previstas três – é motivado, segundo a CMC, pelo contributo que as mesmas estão a dar para a ruina desta margem do Rio Mondego, dano que é extensível aos respetivos muros de contenção.

PUBLICIDADE

publicidade

Além do corte de árvores, os serviços municipais irão proceder à extração das respetivas raízes, assim permitindo realizar sondagens no solo a fim de aferir os danos causados por essas raízes nos muros de contenção das margens.

A autarquia acrescenta que nesta altura, estão a ser elaborados dois estudos que incidem sobre o rio e respetivas margens nesta área da cidade. Um, no âmbito do Desassoreamento da Albufeira do Açude Ponte no Rio Mondego e Estabilização das Margens, contempla trabalhos complementares ao impacto ambiental e foi adjudicado à Cenor – Consulting Engeneers. A par deste, encontra-se um segundo estudo em execução, que contempla a avaliação final da estabilidade das margens do Mondego, entre o Parque Dr. Manuel Braga e o Açude Ponte, a cargo do IPN Labgeo/Instituto Pedro Nunes.

Os dois estudos irão permitir, de acordo com a CMC, elaborar um projeto de execução único e são necessários para que se possa proceder à requalificação das margens, ao desassoreamento da albufeira do açude de Coimbra, à estabilidade das margens do Rio Mondego, ao alargamento do tabuleiro inferior do Açude Ponte para utilização pedonal e ciclável e à construção do troço de ciclovia entre o Açude e a Estação Velha.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE