Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Corrida do Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis é candidata às 7 maravilhas da cultura popular. VOTE JÁ 760 207 787

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 22-07-2020

A Corrida do Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis é uma das tradições candidatas às 7 Maravilhas da Cultura Popular de Portugal e para ser eleita para a fase seguinte, está a votos até ao dia 22 de Julho, quando serão anunciadas em emissão da RTP, televisão oficial, as finalistas do distrito. Para votar na Corrida do Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis deve ligar o 760 207 787 (custo da chamada 0,60 + iva).

PUBLICIDADE

Corrida do Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis . Foto de Pedro Ribeiro

Personagens incógnitas, faziam a corrida pelas Aldeias do Xisto de Góis onde a imaginação era fundamental, preparando-se várias formas para encobrir a face, não fosse alguém, por azar, reconhecer um folião. Partir para a serra em busca de algum sobreiro mais antigo fazia parte do processo.

Encontrar um pedaço de cortiça com uma forma que fornecesse uma face diabólica e horripilante era o ideal. Pronta a máscara, havia que a adornar e procurar roupa velha para tapar o resto do corpo.

PUBLICIDADE

publicidade

O ponto alto chegava com a declamação de quadras jocosas, criadas a partir de pequenas estórias que ocorriam durante o ano. Assim, com base nos registos orais da população local conclui-se que para “Correr o entrudo” é necessário rigor no modo de participar.

Corrida do Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis . Foto de Pedro Ribeiro DR

Durante muito tempo apenas participavam nesta folia homens e rapazes, mas com o avançado despovoamento das aldeias estas “corridas”, começaram a ter também a participação das raparigas e mulheres, de forma a manter o número de participantes e não deixar morrer a tradição.

PUBLICIDADE

Para que ninguém seja reconhecido do seu “mal dizer” e “mal fazer” trocam-se as roupas, os homens vestem-se com as roupas das mulheres e as mulheres vestem-se com roupas de homem.

Para esta tradição eram usadas roupas velhas, daquelas bem guardadas bem no fundo das arcas, sendo algumas vestidas do avesso e também são trocadas na sua ordem (roupas de interior por fora!). As roupas terão sempre que ser as mais antigas, como fatos, vestidos, lenços, xailes, sapatos, botas, luvas, etc.

O Município de Góis, presidido por Lurdes Castanheira, e as associações do concelho, como a Lousitânea e outras entidades, têm vindo a recuperar esta tradição em diversas ações de promoção do território e de Góis, nomeadamente, na Feira Internacional de Turismo de Lisboa (BTL), onde na última edição surpreenderam o público e os expositores com as partidas e figuras do entrudo.

Muitas das idiossincrasias desta tradição apenas são conhecidas devido ao trabalho de recolha de testemunhos, maioritariamente orais, dos munícipes mais idosos. A Corrida do Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis acontece em aldeias como a Aigra Nova ou Aigra Velha, onde ainda é tradição a festa do entrudo. Ligue para votar:  760 207 787 (custo da chamada 0,60 + iva).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com