Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Cordão dunar a sul da Costa Nova reforçado com cerca de 1.200 toneladas de areia

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 15-11-2013

 Centenas de camiões vão percorrer a estrada entre o porto de Aveiro e Mira, transportando cerca de 1.200 toneladas de areia para reforçar o cordão dunar a sul da Costa Nova, anunciou hoje a Câmara de Ílhavo.

PUBLICIDADE

A obra, que vai ser executada a partir da próxima semana, no âmbito do Programa Polis Ria de Aveiro, é considerada pela Câmara de Ílhavo “de elevada importância para a segurança de pessoas e bens”, permitindo a consolidação do cordão dunar, numa extensão aproximada de 15 quilómetros, entre as duas praias.

A Câmara de Ílhavo admite que o transporte rodoviário das areias vai causar transtornos às populações e condicionar a circulação, mas pede a compreensão dos munícipes.

PUBLICIDADE

publicidade

“Já a partir da próxima semana e com mais intensidade a partir do início do mês de dezembro até final de maio de 2014, especialmente no percurso compreendido entre o Porto de Aveiro e a praia da Costa Nova, vão circular muitas centenas de veículos pesados de transporte de areias por dia, que, pelo seu número, pelo seu peso e pelo seu porte, trarão naturais conflitualidades em especial no tráfego rodoviário e na sua fluidez e exigirão de todos mais atenção, mais tolerância, melhor compreensão e mais paciência de forma a podermos garantir, acima de tudo e em quaisquer circunstâncias, a segurança de pessoas e bens”, apela.

No total serão colocados cerca de 800 mil metros cúbicos de areia, que foram sendo depositadas no Porto de Aveiro, na Gafanha da Nazaré, em resultado de operações de dragagem realizadas na Ria de Aveiro, criando uma enorme duna artificial, que gerou o protesto de moradores da Gafanha da Nazaré, que se viram privados da vista para a Ria.

PUBLICIDADE

Com a transferência para a zona entre a Costa Nova e Mira do equivalente a cerca de 1.200 toneladas, a Câmara de Ílhavo antevê e regozija-se “com a diminuição dos impactos negativos dessa deposição, nomeadamente ao nível paisagístico e ambiental”.

A área litoral entre Mira e a Costa Nova, cujas dunas vão agora ser reforçadas, tem sofrido, nas últimas décadas, um grande desgaste por erosão e o mar chegou algumas vezes a galgar as dunas e a unir-se à Ria, pondo em risco aglomerados populacionais, “situações muito preocupantes que têm motivado a máxima atenção e acompanhamento por parte da Câmara Municipal de Ílhavo”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com