Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cooperativa Agrícola do Bebedouro festejou 50 anos de vida

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 04-03-2018

As comemorações do 50º aniversário da Cooperativa Agrícola do Bebedouro reuniram cerca de 1000 convidados, entidades e muitos amigos, no dia 3 de março, no Ameiro, na freguesia de Arazede.

PUBLICIDADE

aniversario_cooperativa (2)
O momento festivo contou com a presença do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, que, na sessão solene de aniversário, fez questão de assinalar a “vitalidade verdadeiramente notável” da cooperativa.

 
“É muito gratificante para mim, enquanto Ministro da Agricultura, poder associar-me a este evento por aquilo que ele tem de simbólico e representativo, sendo demonstrador do movimento associativo cooperativo que tantos teimam em denegrir e dizer que não tem condições para vingar em Portugal e está aqui a prova do oposto. É um momento grande para o município, mas é um momento também muito relevante para o país”, reforçou.

PUBLICIDADE

publicidade

 
Em dia de festa, o governante deu ainda conta das frentes prioritárias do Governo no que concerne à água e ao regadio, ao estatuto agricultura familiar, à reforma da floresta, bem como referiu: “Outro dos nossos objetivos e desafios é, no âmbito da União Europeia, procurar uma boa negociação para Portugal de forma a que possamos ter fundos para apoiar a agricultura para depois de 2020”.

 
Durante a sessão solene de aniversário recordaram-se os momentos iniciais da instituição que tem atualmente mais de 1900 associados, alguns dos momentos que fizeram da Cooperativa um pilar de referência cooperativo e, sobretudo, evidenciou-se a capacidade e a confiança de encarar os desafios e o futuro.

PUBLICIDADE

 
José Marques, presidente da direção da Cooperativa, ao destacar que se “assinalam 50 anos de toda uma região que soube crescer de uma forma sustentada”, sublinhou: “É nossa intenção que o futuro da nossa cooperativa continue a desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento económico-social da nossa região”.

 
Fazendo referência ao Parque Agrícola de Arazede – PIER (Plano de Intervenção em Espaço Rural) e com palavras de elogio ao atual Executivo da Câmara Municipal “que teve a coragem de tomar a iniciativa de fazer algo que possa ser o início de uma mudança efetiva”, José Marques, dirigindo-se ao Ministro da Agricultura, asseverou: “Não lhe queremos pedir milhões, queremos a vontade política para que nos ajude a transformar toda esta região que se distingue de outras zonas agrícolas com um clima bastante favorável, um excelente solo, água em quantidade e com qualidade e ainda com alguns agricultores”.

aniversario_cooperativa (3)
O presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, antes de destacar “a inovação, o progresso e as soluções modernas” que se encontram na cooperativa, fez questão de deixar palavras de agradecimento à Igreja Evangélica Presbiteriana do Bededouro e ao pastor José Manuel, um dos impulsionadores da cooperativa: “A sua igreja foi percursora do que estamos aqui a celebrar, por isso, como autarca, saúdo, na sua pessoa, todos os seus irmãos que ajudaram a construir a cooperativa e a todos os seus irmãos que estão presentes”.

 
Muito satisfeito pelo percurso que a cooperativa tem vindo a desenvolver, Emílio Torrão, ao incentivar e destacar os agricultores da Gândara, frisou: “Muito obrigado pelo excelente trabalho que estão a fazer e pela lição que estão a dar aos agricultores do país”.

 
Ao fazer referência “ao primeiro PIER – Plano de Intervenção em Espaço Rural a nível nacional” desenvolvido pela Câmara Municipal e que o Ministro haveria de visitar após as comemorações do 50º aniversário da cooperativa, Emílio Torrão foi perentório: “Este é um exemplo que pode ser seguido no país. Se foi possível gerar consensos deve-se também à capacidade de diálogo do Presidente da Cooperativa Agrícola do Bebedouro”.

 
No momento, o edil montemorense aproveitou também para deixar um repto ao governante: “Falta fazer um plano de ordenamento florestal à séria. Não podemos continuar a ter uma floresta sem ordenamento. Senhor Ministro da Agricultura, aproveite para fazer um novo ordenamento florestal deste país porque a floresta também pode ser uma fonte de rendimento para os nossos agricultores”.

 
Em relação aos prazos de limpeza das faixas de gestão de combustível, Emílio Torrão alertou para a dificuldade de cumprir os prazos definidos e reforçou: “Nós, na Câmara Municipal, temos, provavelmente, o melhor Centro Operacional de Proteção Civil da região, mas mesmo assim está a ser humanamente impossível cumprir os prazos. Há que haver tolerância e bom senso”.

 
A par da sessão solene, o dia comemorativo contou com um momento de entrega de medalhas e lembranças, por exemplo, a antigos trabalhadores ou aos maiores produtores, bem como com o descerramento de uma placa comemorativa e um almoço de confraternização.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com