Convento São Francisco recebe “gaiola” que estava a apodrecer no Centro de Artes Visuais

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 04-09-2017

A obra de Pedro Cabrita Reis “Longer Journeys” começou hoje a ser reinstalada na Praça das Bandeiras do Convento São Francisco (CSF).

PUBLICIDADE

coimbra

O artista plástico esteve no terreno, na companhia do presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, e da vereadora da Cultura, Carina Gomes, para decidir qual o melhor local para a reinstalação.

PUBLICIDADE

publicidade

21271239_1618796348165743_7607003957241204036_n

Pedro Cabrita Reis escolheu um espaço perto da entrada principal do CSF e definido o alinhamento da peça mediante dois pontos de referência: a porta de entrada para os claustros do CSF e a Torre de Anto, na outra margem do Rio Mondego.

PUBLICIDADE

1371146625_3

A vereadora da Câmara de Coimbra Carina Gomes revelou na última reunião da Câmara que a obra “Longer Journeys”, de Pedro Cabrita Reis, iria ser restaurada após mais de uma década a degradar-se num espaço que era para ser provisório.

O restauro da escultura, que foi uma das obras realizadas por Cabrita Reis para a representação portuguesa na 50.ª edição da Bienal de Veneza, em 2003,  “era há muito solicitado pelos munícipes” e pelo Centro de Artes Visuais (CAV), onde a obra estava instalada de forma provisória há mais de 13 anos.

Em 2015, o diretor do CAV, Albano Silva Pereira, disse à agência Lusa que a obra, que tinha sido doada à autarquia de Coimbra, estava a ficar degradada por estar exposta ao sol, chuva e vento, quando a escultura estava inicialmente projetada para um espaço interior.

Em doze anos desde a sua instalação, a escultura tinha perdido mais de 30 portas e a iluminação já não funcionava.

Também na altura, Cabrita Reis defendeu que a obra deveria encontrar um outro lugar “com a dignidade adequada” e a vereadora Carina Gomes tinha referido que o assunto já tinha sido abordado entre o executivo e o artista por forma a “melhorar as condições” em que a obra se encontrava.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE