Coimbra

Convento São Francisco acolhe conferência “Pura 2019 – Comunicar como água”

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 13-05-2019

O Convento São Francisco, em Coimbra, acolhe no dia 14 de maio, a conferência “Pura 2019 – Comunicar como água” – Encontro de Educação Ambiental. Dirigida a profissionais de comunicação, jornalistas, estudantes e técnicos de comunicação ambiental, esta jornada pretende dar visibilidade a ideias, ações de comunicação e projetos de referência nesta área.

PUBLICIDADE

O programa do PURA 2019 aborda várias vertentes da comunicação ambiental, desde as ações de sensibilização ambiental dedicadas ao uso racional da água, à poluição do meio ambiente e, em particular, dos meios aquáticos, até às boas práticas de comunicação em temas como o saneamento.

O programa inclui, até, a comunicação direta aos consumidores, como aquela que se faz através da fatura, num momento que contará com a presença de João Torres, secretário de Estado da Defesa do Consumidor. A parte da manhã contará com a presença do secretário de Estado do Ambiente, Ataíde das Neves, e dedicará um painel à presença destas temáticas nos media, com a intervenção de jornalistas.

PUBLICIDADE

PURA 2019 apresentará como key note speaker Céline Hervé-Bazin, consultora em comunicação especializada sobre água e desenvolvimento sustentável. Céline Hervé-Bazin conta com vários trabalhos e dissertações científicas sobre a “arte” da comunicação na água. Em 2008, com apenas 29 anos, assumia o cargo de Diretora de Comunicação da Plataforma Europeia de Investigação e Inovação da Água.

Outro nome de referência neste encontro é o de Laura Korčulanin, que irá apresentar o projeto que fundou; uma plataforma de conscientização interdisciplinar que coloca em destaque o apelo urgente ao uso de inovações tecnológicas e uma reorganização social que conduza à reutilização de águas sanitárias e consequente redução do uso de água potável.

PUBLICIDADE

publicidade

O chamado Give a Shit Project é também um grupo de ação focado na gestão sustentável de água urbana e saneamento nas cidades que assenta as suas ações em quatro pilares: pesquisa, educação, “artivismo” (arte e ativismo) e consultoria.

A organização do evento é da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), a que pertencem entidades gestoras de água e saneamento de todo o país, nomeadamente, a empresa municipal Águas de Coimbra e a Águas do Centro Litoral, que acolhem este primeiro Encontro de Educação Ambiental na sua cidade.

No setor da Água, em que a temática ambiental tem um papel preponderante, é fundamental garantir uma comunicação objetiva, clara e, sobretudo, consciente.

A inovação tecnológica, a evolução dos meios de comunicação e a diversidade de canais são fatores que obrigam os profissionais de comunicação a uma maior eficácia, criatividade e objetividade. A comunicação ambiental exige, além disto, que a mensagem não seja apenas informativa, mas que seja mobilizadora e que induza a mudança de comportamentos.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE