Coimbra

Contratação de segurança gera polémica em Montemor-o-Velho

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 10-08-2015

A reunião de hoje, 10 de agosto, do executivo montemorense ficou marcada por diversas questões processuais, motivando o desabafo do presidente da Câmara, Emílio Torrão. “Eu sou das pessoas que mais desespera com a lentidão de muitos dos procedimentos administrativos”.

PUBLICIDADE

unnamed (8)

Depois da longa discussão acerca do parecer prévio vinculativo referente à aquisição de serviços de vigilância humana e aludindo aos procedimentos referentes à preparação da Feira do Ano – Festas Concelhias 2015, o vereador da CDU, Jorge Camarneiro fez questão de salientar “o descontentamento da morosidade com que são tratados alguns os assuntos neste município”.

PUBLICIDADE

publicidade

Na resposta, Emílio Torrão esclareceu: “Era meu desejo, e se calhar de todos aqueles que aqui se encontram nesta mesa, que os serviços ocorressem com maior celeridade. Na minha atividade privada não estava habituado a esta situação. Infelizmente o quadro de pessoal é muito curto, está mal distribuído, está completamente desajustado à realidade e às necessidades do município. As pessoas que prepararam este procedimento estiveram antes a preparar um concurso muito moroso sobre as refeições escolares, sobre os transportes, a análise da atribuição das tarifas sociais e outros procedimentos”.

“Há toda uma vida para além das festas concelhias”, reiterou o edil. “Infelizmente a Administração Local e Administração Pública tem requisitos e procedimentos completamente absurdos, desajustados da realidade e que visam proteger determinados interesses e valores”.

PUBLICIDADE

Emílio Torrão vai mais longe e concretiza: “O legislador a nível nacional tem que tomar medidas no sentido de criar menos burocracia, criar efetivamente instrumentos que visem acautelar certas práticas que muito facilmente se tornam fraudulentas e pouco lícitas com o uso de instrumentos absolutamente legais, mas que se socorrem de uma burocracia que as empresas muito bem conhecem e dominam. Por isso mesmo, há que fazer uma ponderação muito clara e muito séria dos procedimentos administrativos”.

Antes desta reunião, já Jorge Camarneiro desabafava no Facebook: “Pandemónio na abertura dos Paços do Concelho!Hoje de manhã, entrou ao serviço a nova empresa de segurança dos Paços do Concelho do município de Montemor-o-Velho, mas, por falta de preparação atempada do acto, o resultado foi uma enorme confusão e a entrada tardia, nalguns casos de quase duas horas, dos funcionários nos seus gabinetes!

Assim como não houve a preocupação formal de dar uma palavra de despedida aos dois seguranças que durante 11 e 9 anos ali prestaram serviço diariamente. Algo vai mal num “reino” tão verdadeiramente vigiado, concluiu o vereador da CDU.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE