Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Mais consultas nos cuidados de saúde primários da Região Centro

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 23-02-2017

A informação é da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC): As unidades de saúde da região Centro realizaram mais de 5,8 milhões de consultas em 2016 na área dos cuidados de saúde primários (CSP), o que representa um crescimento de +2,8 por cento em relação ao ano anterior.

PUBLICIDADE

Girl in winter clothing sneezing

Este crescimento foi registado ao nível das consultas presenciais (+1,2 por cento), das consultas não presenciais (+7,3 por cento), tendo-se também verificado nos domicílios médicos (+9,4 por cento).

PUBLICIDADE

publicidade

A ARSC salienta que ao nível dos CSP atingiu as 63 unidades de saúde familiar, com o início de atividade de mais seis novas UFS – Norton de Matos, Esgueira+, Viva Saúde, S. Martinho de Pombal, Cidade Jardim e Mangualde. Quatro USF transitaram para modelo B – Montemuro, Cidade do Lis, Penela e Fernando Namora.

O número de profissionais envolvidos em USF era, no final desse ano, de 1078 (385 médicos, 391 enfermeiros e 302 secretários clínicos).

PUBLICIDADE

Também a nível de unidades de cuidados na comunidade (UCC) a funcionar na área de influência da ARSC, atingiu-se, em 2016, uma cobertura populacional de 88,4 por cento; 70 por cento dos concelhos da região Centro têm uma, ou mais, UCC.

No final do ano passado, por exemplo, a população do concelho de Coimbra ficou totalmente abrangida por este tipo de cuidados, com a abertura da UCC Coimbra Saúde.

A ARSC garante que os “resultados do último ano confirmam uma melhoria significativa a nível de cuidados de saúde primários na região Centro, tendência que continuará a ser reforçada em 2017, com o aumento do número de profissionais e investimentos em instalações e equipamento”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com