Coimbra

“Construção de um Canil e Gatil” é a proposta vencedora do Orçamento Participativo de Penacova

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 11-10-2016

Foi tornada pública a proposta vencedora do Orçamento Participativo de Penacova.

PUBLICIDADE

unnamed-8

Os 75 mil euros que o município disponibilizou para concretizar um projeto apresentado pelos seus munícipes teve como destino a proposta de Susana Lopes e Telma Alves, referentes à construção de um canil e gatil no concelho, que terá como principal objetivo promover a adoção de cães e gatos que são recolhidos pelo Município, no decorrer das suas obrigações legais, bem como aqueles que são entregues pelos cidadãos, e será de âmbito municipal.

PUBLICIDADE

Após vários meses em que decorreu a apresentação de propostas, discussão e votação, chegou assim ao final a primeira edição do Orçamento Participativo de Penacova. 

Foram 170 as propostas apresentadas, das quais 34 as escolhidas pelos munícipes para análise técnica por parte dos serviços técnicos do município.

PUBLICIDADE

publicidade

Dessa análise foram destacadas 18, que apresentavam exequibilidade de concretização, sendo assim colocadas a deliberação dos munícipes para a derradeira votação. Neste processo de consulta à população foram totalizados 2356 votos, número que atesta a importância que esta iniciativa representou para os penacovenses.

O anúncio dos resultados foi apresentado pelo Presidente do Município, Humberto Oliveira, e pelo Vice-Presidente, João Azadinho, numa cerimónia que contou com a presença de vários proponentes e outros munícipes. 

Nesta primeira edição do Orçamento Participativo, a Câmara Municipal de Penacova adotou o modelo deliberativo, dando assim aos munícipes a oportunidade de votar e decidir quais os projetos, para si, mais importantes para o Concelho.

Com um orçamento total de 75 mil euros para as propostas mais votadas, o Orçamento Participativo apresentou-se como mais um veículo disponibilizado pela Autarquia ao munícipe para que este participe de forma ativa na vida do Concelho, debatendo os problemas, apresentando as suas propostas e decidindo as suas prioridades.

unnamed-9

Como sublinha João Azadinho, vice-presidente da autarquia, “tem sido prática permanente deste executivo municipal incentivar o diálogo entre os munícipes, abrindo espaço a que floresçam as suas ideias e tornando audível a sua voz, contribuindo assim para uma sociedade civil ativa, dinâmica e coesa, aumentando a transparência da atividade autárquica e valorizando uma cidadania plena, bem como a democracia local”.

De acordo com Humberto Oliveira, presidente do município, “é com justiça que se faz deste projeto do orçamento participativo um balanço extremamente positivo, já que foram muitas as ideias que durante as fases anteriores foram discutidas e votadas, notando-se o empenho dos cidadãos na defesa das suas ideias e na vontade de participar na vida coletiva do concelho de Penacova.”

Embora só uma proposta tenha ganho, Humberto Oliveira assegura que “mesmo aquelas que não chegaram à fase de votação, serão alvo de análise por parte do executivo, porque algumas delas são bastante interessantes e têm, no nosso entender viabilidade prática de execução“.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE