Coimbra

Conservatório de Música de Coimbra e Jazz ao Centro estabelecem parceria

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 18-10-2022

O Conservatório de Música de Coimbra e o Jazz ao Centro assinaram hoje um protocolo que visa, nomeadamente, dar visibilidade e potenciar jovens formandos.

PUBLICIDADE

Para além de existir “esta parte muito clara de dar palco aos alunos nas atividades” normais do Jazz ao Centro, quer seja nas suas instalações, quer seja noutros eventos, a intenção é também “fazer passar por aqui outras pessoas que consigam deixar algo da sua experiência”, disse hoje, em conferência de imprensa, o presidente da Associação Cultural Jazz ao Centro Clube, José Pereira.

Esta iniciativa tenciona desenvolver projetos de cooperação, potenciando a qualificação profissional e empregabilidade dos alunos.

PUBLICIDADE

“Se nós queremos ter, mais tarde, músicos e profissionais de qualidade, temos de semear agora. Semear não é só dentro de uma sala de aula. Sem experienciar, sem ter estas aprendizagens significativas no terreno, digamos que a formação fica mais pobre”, afirmou o diretor do Conservatório de Música de Coimbra, António Devesa.

A Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra (EACMC) e a Associação Cultural Jazz ao Centro Clube (JACC) comprometeram-se a acompanhar os alunos e a criar mecanismos que facilitem a sua inserção profissional.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta parceria vai permitir proporcionar aos alunos acesso a concertos de instrumentistas com experiência profissional, a fim de “alargar os horizontes” e para potenciar o seu conhecimento.

Uma das iniciativas passa por desenvolver atividades que enriqueçam o percurso formativo dos alunos, designadamente com a criação de oficinas e masterclasses.

“Para além desta dimensão de dar palco aos alunos”, o Jazz ao Centro quer aproveitar a vinda de músicos que estarão de passagem por Coimbra, para “terem um papel de partilha” com os estudantes, sublinhou José Pereira.

“Achamos que isso também pode enriquecer muito o percurso formativo dos jovens”, acrescentou.

A ideia é ainda realizar apresentações das competências adquiridas pelos alunos nas disciplinas da componente técnica do Curso Profissional e Instrumentista de Jazz.

No fim de semana estão previstas atividades, no âmbito desta parceria, como, por exemplo, os ensaios da Banda Sinfónica da Filarmónica União Taveirense, com o pianista Mário Laginha, numa interpretação do Concerto para Piano e Orquestra, no Conservatório de Música de Coimbra.

Outro dos momentos é o concerto que terá lugar no Museu Machado de Castro, no sábado, pelas 17:00, com alunos do Curso Profissional e Instrumentista de Jazz.

José Pereira referiu que já estão previstas outras datas, que ainda estão “em discussão”, para dezembro.

O Dia Internacional do Jazz coincide com o 20.º aniversário do Jazz ao Centro e esse dia será celebrado com os alunos do Curso Profissional e Instrumentista de Jazz do Conservatório.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE