Universidade

Um Estudo Dos Setores Metalúrgico, Químico e Financeiro em Portugal?

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 16-09-2014

Carlos Silva, Secretário-Geral da UGT, e Jorge Leite, Professor Jubilado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC), apresentam, no próximo dia 19 de setembro, pelas 18 horas, na salaKeynes da Faculdade de Economia da UC, a obra “Conselhos de Empresa Europeus: Um Estudo Dos Setores Metalúrgico, Químico e Financeiro em Portugal”, da autoria de Hermes Augusto Costa e Paula Reis Costa.

PUBLICIDADE

Este livro analisa o impacto setorial da criação de mecanismos de informação e consulta de trabalhadores nas empresas de dimensão comunitária, designados de Conselhos de Empresa Europeus (CEEs).

Na primeira parte, de enquadramento teórico (capítulos 1 e 2), discute-se o papel da regulação social nas multinacionais e recuperam-se estudos, tipologias e “boas práticas” no funcionamento dos CEEs. Na segunda parte (capítulos 3 e 4), de recorte mais quantitativo, privilegia-se a análise setorial da constituição de CEEs em Portugal e uma radiografia dos acordos de CEEs envolvendo representantes portugueses dos sectores metalúrgico, químico e financeiro.

PUBLICIDADE

Por fim, na terceira parte (capítulo 5) valorizam-se os olhares de representantes de trabalhadores em CEEs de três multinacionais em análise: VW/Autoeuropa (setor metalúrgico), Air Liquide (setor químico) e Banco Espírito Santo (setor financeiro). Evidenciam-se, em cada estudo de caso, as possibilidades de participação laboral em CEEs e a identificação de “boas práticas”.

Hermes Augusto Costa é Sociólogo, Doutor em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), onde é docente desde 1994. Investigador do Centro de Estudos Sociais (CES) desde 1993 (Núcleo de Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades). Desde 2008 é cocoordenador do Programa de Doutoramento em “Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo” (CES/FEUC). Alguns dos seus livros: Sindicalismo global ou metáfora adiada? Discursos e práticas transnacionais da CGTP e da CUT. Porto: Afrontamento, 2008; As vozes do trabalho nas multinacionais: impacto dos Conselhos de Empresa Europeus em Portugal (coautoria com Pedro Araújo). Coimbra: Almedina/CES, 2009. [Prémio Agostinho Roseta/6ª edição, atribuído em 2011 pelo Ministério do Trabalho e Solidariedade Social]; O sindicalismo português e a nova questão social: crise ou renovação? (coorganização com Elísio Estanque). Coimbra: Almedina/CES, 2011.

PUBLICIDADE

publicidade

Paula Reis Costa é Socióloga, Licenciada e Mestre em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Em projetos anteriores, desenvolveu investigação e participou na elaboração de relatórios em domínios relacionados com participação laboral nas multinacionais, a sociologia do ambiente, ou a proteção de crianças e jovens, entre outros.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE