Conselho de Veteranos decreta fim da Garraiada na Queima das Fitas de Coimbra

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 02-04-2018

O Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra aprovou hoje, em reunião, a decisão de acabar com a garraiada na Queima das Fitas, indo ao encontro do resultado do referendo, onde 70,7% dos estudantes votaram pelo seu fim.

PUBLICIDADE

dux

“Foi aprovado o respeito pelo resultado do referendo por uma larga maioria, superior a 90% dos presentes”, disse o Dux Veteranorum, João Luís Jesus, referindo que estiveram presentes na votação mais de 70 veteranos.

PUBLICIDADE

publicidade

Notícias de Coimbra sabe que pelo menos 62 estudantes votaram no sentido de se respeitar o resultado do referendo.

Questionado sobre quantos votos a favor e contra foram contabilizados, João Luís Jesus recusou-se a prestar essa informação, considerando que “não interessa”. “Foi uma maioria esmagadora que disse que o resultado do referendo é para respeitar”, disse.

PUBLICIDADE

A partir de hoje, frisou, “a garraiada deixa de fazer parte do programa oficial da Queima das Fitas”.

O Dux sublinhou ainda que ficou “satisfeito” pelo facto de os veteranos presentes terem dado “um exemplo de respeito pelas opiniões democraticamente expressas pelos seus colegas da universidade”.

conselho veteranos

O Magnum Consilium Veteranorum comunica aos estudantes da Universidade de coimbra que, em reunião no dia 2/4/2018, decidiu o seguinte: 
-Ratificar o resultado expresso pelos estudantes da UC no Referendo consultivo do dia 13 de Março: Retirar o Evento “Garraiada” do programa oficial da Queima das Fitas.

Saudações,

João Luís Jesus

Dux Veteranorum”

A decisão de hoje do Conselho de Veteranos surge depois de ter sido anulada o resultado da reunião anterior daquele organismo, a 21 de março, em que 27 veteranos tinham contrariado o resultado do referendo aos estudantes de Coimbra, onde tinham participado 5.638 alunos.

“Após esta reunião, foi-me participado que, pelo menos, um dos elementos que participou na acesa discussão que ocorreu no passado dia 21 e que participou na votação não auferia de uma posição na Hierarquia Praxística que tal lhe permitisse. Com base nas normas de funcionamento do Conselho de Veteranos, a comprovação dos factos reportados torna nulas as decisões tomadas nessa reunião, dado que a participação dessa pessoa enviesou quer a discussão quer a votação final”, explicou, na altura, o Dux.

No referendo promovido a 13 de março, com uma participação de 5.638 estudantes, os alunos da Universidade de Coimbra decidiram acabar com a garraiada na Queima das Fitas.

À pergunta “Deve o evento garraiada continuar no programa oficial da Queima das Fitas?”, 70,7% dos estudantes que participaram no referendo responderam “Não”, 26,7% “Sim”.

Na altura, o secretário-geral da COQF referiu que, após o resultado, o Conselho de Veteranos, que é um dos órgãos tutelares da Queima das Fitas e que rege as atividades tradicionais, teria a “palavra final”.

 João Luís Jesus conta o que se passou neste vídeo do Directo NDC:

Notícia em desenvolvimento

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE