Conselho de Veteranos não reconhece resultado do referendo sobre a Garraiada

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 21-03-2018

O Conselho de Veteranos da Associação Académica de Coimbra não reconhece o resultado do referendo sobre a Garraiada.

PUBLICIDADE

Notícias de Coimbra apurou que o resultado da votação que decorreu esta noite foi de 14 contra a aceitação do referendo e 11 pela aceitação do resultado do referendo, tendo os outros 2 presentes optado pela abstenção.

João Luís Jesus, o Dux Veteranorum, terá votado a favor da decisão dos estudantes, isto é, contra a continuidade da garraiada.

O Veterano Paulo Nogueira Ramos já postou no Facebook  “Que fique claro. Respeito a democracia e respeito-a em qualquer órgão, mas tenho que dizer isto: A votação maioritária do Conselho de Veteranos em que estive presente ser contra ir de acordo à opinião maioritária dos estudantes é vergonhosa.A Garraiada foi votada para continuar. Não me posso calar em relação ao que vi hoje”.

PUBLICIDADE

garraiada

No dia 14 de março, os alunos da Universidade de Coimbra decidiram acabar com a garraiada na Queima das Fitas, com o “Não” a registar 70,7% dos votos no referendo realizado na terça-feira, informou hoje a Comissão Organizadora daquela festa dos estudantes.

PUBLICIDADE

publicidade

À pergunta “Deve o evento garraiada continuar no programa oficial da Queima das Fitas?”, 70,7% dos estudantes que participaram no referendo responderam “Não”, 26,7% “Sim”, contabilizando-se ainda 49 votos nulos e 96 votos em branco. Ao todo, registaram-se 5.638 votos, num universo de cerca de 24 mil estudantes, acrescentou.

Após este resultado de 13 de março, o Conselho de Veteranos, que é um dos órgãos tutelares da Queima das Fitas e que rege as atividades tradicionais, teve neste dia 21 de março “a palavra final”, que foi no sentido de não respeitar a opção dos que votaram.

Recordamos que em fevereiro, a Comissão Central da Queima das Fitas, decidiu, “por unanimidade, propor a abolição da garraiada como evento tradicional da festa”.

Face a essa posição, o Conselho de Veteranos e a Associação Académica de Coimbra – entidades tutelares da Queima – acordaram em realizar um referendo aos estudantes.

No dia do referendo, o Secretário-geral da COQF tinha dito que não acreditava que, “em momento algum, o Conselho de Veteranos não honre a vontade dos estudantes, até porque já disse que iria honrar” o desejo destes.

O presidente da direção-geral da Associação Académica de Coimbra (AAC), Alexandre Amado, também tinha afirmado que “não faz sentido hoje perpetuar uma tradição dessas, assente em práticas que desrespeitam a dignidade dos animais”.

A Queima das Fitas de Coimbra realiza-se este ano de 04 a 11 de maio.

Notícia em desenvolvimento

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE