Coimbra

Conimbricense Take The Wind ajuda Cruz Vermelha com cursos de formação sobre a vacinação contra a Covid-19

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 09-06-2021

A Cruz Vermelha Portuguesa junta-se ao Body Interact (um simulador virtual de pacientes desenvolvido para 19 áreas terapêuticas diferentes com mais de 100.000 utilizadores em todo o mundo) criado pela tecnológica conimbricense Take the Wind para a formação dos profissionais de saúde para o processo de vacinação contra a COVID-19.

PUBLICIDADE

O Curso de Vacinação desenvolvido pelo Body Interact – simulador de pacientes virtuais criado pela Take The Wind (TTW) – em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa surge da necessidade de normalizar as práticas durante as diferentes etapas do processo.

Despertar os profissionais de saúde para o rigor da utilização dos equipamentos de proteção individual e para a importância da comunicação são os principais objetivos do novo curso gratuito do Body Interact. Todos os profissionais de saúde envolvidos no processo de vacinação contra a donça, devem ter os conhecimentos e as competências adequadas para assegurar com segurança e clareza a administração das vacinas contra a Covid-19.

PUBLICIDADE

Para Leila Sales, coordenadora do Curso de Enfermagem da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa o curso “vai permitir que os profissionais de saúde, em ambiente simulado, valorizem os aspetos comunicacionais essências para uma adequada colheita de dados e avaliação clínica” garantindo assim uma “tomada de decisão segura”. Também o treino de competências para a atuação nas situações de reações adversas graves, como o caso da anafilaxia, são “essenciais para que os profissionais se sintam seguros e melhor preparados para intervir em caso de surgirem este tipo de complicações no contexto clínico”, acrescenta.

O curso é constituído por quatro módulos, três dos quais direcionados para alguns dos diferentes tipos de vacinação aprovados e em utilização, e um quarto cenário com a apresentação de uma reação alérgica à vacinação. Com o foco na comunicação e na implementação das medidas de proteção individual, o utilizador é convidado a avaliar o paciente quanto à possível administração da vacina, revisão dos métodos de exclusão, esclarecimento do utente sobre as possíveis reações adversas e marcação da nova data para administração da segunda dose.

PUBLICIDADE

publicidade

Para o Diretor Executivo da TTW, Pedro Pinto, a parceria com a Cruz Vermelha permite “integrar a valiosa experiência e prática clínica em diferentes contextos de atuação de uma organização de excelência, com uma tecnologia de treino com pacientes virtuais. Desta forma, é possível replicar e escalar rapidamente o treino dos profissionais de saúde envolvidos”.

Ao providenciar o curso gratuitamente para todos os profissionais, a TTW apresenta um novo contributo para a concretização deste esforço ímpar da vacinação massiva. “Esperando contribuir para a maior segurança possível dos cidadãos e dos profissionais envolvidos”, concluiu.
Foi em Março de 2020 que a Organização Mundial de Saúde declarou a doença Covid-19 como pandemia oficial.

Em resposta ao cancelamento dos estágios e da suspensão das aulas práticas dos estudantes na área saúde, o Body Interact lançou nove casos totalmente gratuitos com pacientes virtuais suspeitos de contrair o vírus e desenvolver a doença em diferentes fases.  Com um alcance de mais de 90 mil utilizadores em 178 países diferentes, o Simulador de Pacientes Virtuais, em parceria com a Cruz Vermelha, apresenta uma nova oportunidade de treino totalmente gratuita. Nas palavras do Diretor Executivo da empresa portuguesa, “agora, mais do que nunca, temos de estar lado a lado dos profissionais de saúde desde o início da sua formação até ao seu último dia de serviço”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE