Conimbricense Sérgio Conceição vai mesmo treinar Futebol Clube do Porto

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 06-06-2017

nantes

PUBLICIDADE

Nantes emite comunicado onde se pode ler que Sérgio Conceição vai treinar Futebol Clube do Porto. 

Confirma-se  assim que Sérgio Conceição é o treinador escolhido pelo FC Porto para tentar pôr fim a um ciclo de quatro épocas sem títulos na I Liga de futebol, promovendo o regresso a ‘casa’ de alguém que ali se destacou enquanto jogador.

PUBLICIDADE

publicidade

Sérgio Conceição, que tem andado pela Mealhada, onde tem casa, deve ser apresentado na próxima quarta-feira no Estádio do Dragão.

Na ressaca daquele que é o mais longo período sem vencer o campeonato na ‘era’ Pinto da Costa, o FC Porto dispensou Nuno Espírito Santo e foi ao Nantes resgatar Sérgio Conceição, um técnico com fortes ligações ao clube ‘azul e branco’, ao qual chegou com 16 anos para representar os juniores.

PUBLICIDADE

Depois de pegar na equipa do Nantes no decorrer da época e a levar da zona de despromoção ao sétimo lugar do campeonato francês, o treinador de 42 anos, natural de Ribeira de Frades –  Coimbra, dá um novo passo na sua carreira.

O antigo extremo internacional português deixou jogar em 2009, numa altura em que representava os gregos do PAOK, e assumiu o cargo de diretor desportivo nesse mesmo ano, mas na época seguinte deu início à carreira de treinador, como adjunto no Standard de Liége, na Bélgica.

Em 2011/12, assume-se como treinador principal pela primeira vez, ao serviço do Olhanense, antes de dar o salto para a ‘sua’ Académica (2013-2014) e posteriormente para Sporting de Braga (2014/15) e Vitória de Guimarães (2015/16), atingindo com os ‘arsenalistas’ os seus melhores resultados: quarto lugar na I Liga e final da Taça de Portugal.

Além do aspeto desportivo, Sérgio Conceição deixou em Coimbra e em Braga uma marca do seu caráter intempestivo e às vezes imprevisível, saindo de forma polémica, por desentendimentos com os respetivos presidentes. Quem não se lembra das trocas de palavras com José Eduardos Simões!

No Sporting de Braga, Sérgio Conceição foi mesmo alvo de um processo disciplinar que terminou em ‘divórcio’, depois de o clube ter denunciado “graves factos ocorridos” após a derrota na final da Taça de Portugal com o Sporting, depois de estar a vencer e a jogar com mais um jogador.

Já depois da passagem por Guimarães, que culminou o campeonato 2015/16 no 11.º lugar, Sérgio Conceição assumiu esta época o comando do Nantes, com o principal objetivo de garantir a permanência do clube na ‘Ligue 1’, e acabou por superar as expectativas, com a obtenção do sétimo lugar.

O desempenho valeu-lhe a renovação do contrato até 2020, mas o apelo do FC Porto foi mais forte, e Sérgio Conceição, apesar da oposição dos franceses, avança agora para o mais importante desafio da sua carreira como treinador, cabendo-lhe transpor para a equipa portuense a imagem de rigor e a qualidade que permitam obter bons resultados.

Em termos de personalidade, Sérgio Conceição é a antítese do anterior treinador dos ‘dragões’, Nuno Espírito Santo, e é uma aposta que, para muitos, vai ao encontro do que o clube necessita para retomar o caminho vencedor que o técnico ali conheceu enquanto jogador.

Depois da passagem nas camadas jovens, Sérgio Conceição foi emprestado ao Penafiel, Leça e Felgueiras até chegar finalmente ao plantel principal do FC Porto, em 1996, numa altura em que António Oliveira assumiu o comando da equipa, conquistando dois campeonatos, uma Taça de Portugal e uma Supertaça.

Em 1998, uma proposta irrecusável, para o jogador e para o clube, levou Sérgio Conceição para Itália, onde representou Lazio, Parma e Inter, mas a porta para o regresso manteve-se aberta e, na época de 2003/04, fez um breve reaparecimento no Dragão, sob o comando José Mourinho.

Sérgio Conceição representou ainda Standard de Liége (Bélgica), Al Qadisiya (Emirados Árabes Unidos) e PAOK (Grécia). No que toca aos títulos, conta três campeonatos de Portugal, uma Taça de Portugal e uma Supertaça, uma vitória na liga italiana, duas na Taça de Itália e uma na Supertaça, e a conquista da Taça das Taças pela Lazio, em 1998/99.

Ao serviço da seleção nacional, esteve presente nas fases finais do Euro1996 e Euro 2000 e do Mundial 2002, tendo envergado a camisola portuguesa por 56 vezes.

Um marco na carreira de ‘quinas’ ao peito, Sérgio Conceição guarda na memória o ‘hat-trick’ que atirou a Alemanha, campeã em título, para fora do Euro 2000.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE