Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Conhece a influência dos Carmelitas Descalços na construção da Mata do Bussaco?

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 28-07-2016

As fundações Luso e Mata do Bussaco vão inaugurar, no dia 28 de julho, às 11:00, a exposição “A Influência dos Carmelitas Descalços na construção da Mata do Bussaco”, que estará patente ao público no Casino de Luso, na Vila do Luso, de 28 de julho a 15 de outubro.

PUBLICIDADE

312d4183-aacf-4e11-b67a-402b86f18705

A referida exposição tem como principal objetivo dar a conhecer a influência que os Carmelitas Descalços tiveram na plantação e edificação da Mata do Bussaco e o contributo singular na criação de um legado patrimonial único, de que todos hoje podemos  usufruir.

PUBLICIDADE

publicidade

Saliente-se a oportuna ocasião para a realização desta exposição, agora que a Mata Nacional do Bussaco é candidata a Património Mundial de UNESCO, pelo seu excecional valor e riqueza. Um património histórico que se reflete através das inúmeras edificações que transportam os visitantes para um espaço excepcional, místico e espiritual desta Ordem Religiosa.

Outro registo importante, e patente na exposição, é a ligação á ÁGUA, evidenciando-se a boa gestão deste recurso natural, e que levou à construção das sete monumentais fontes, distribuídas pela Mata Nacional do Bussaco, permitindo-se assim acesso à água para consumo e para a agricultura.

PUBLICIDADE

Esta Exposição, integrada na vertente Comunidade, visa promover o desenvolvimento sócio-económico da região do Luso-Bussaco e a valorização do património natural, cultural e arquitetónico onde a Fundação Luso se insere. São disso exemplos, as iniciativas pioneiras da Fundação Luso de anos anteriores com Exposições como a do “Ecossistema Florestal da serra do Bussaco e o recurso hídrico da Água Mineral Natural de Luso”, realizada em 2014, e a das “Termas de Portugal”, realizada em 2013.  

A missão da Fundação Mata do Bussaco passa pela preservação do importante património, disperso por 105 hectares de floresta, e desenvolver as suas diversas potencialidades, tendo como objeto principal a conservação do património natural e cultural, a investigação florestal, a educação ambiental e as atividades turísticas e de lazer. Compete à Fundação gerir de forma integrada o património florestal, histórico, cultural, religioso e militar que se combina de forma particularmente rica e diversificada na Mata Nacional do Bussaco.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com